Explicação com exemplos
Diagrama é um desenho simplificado mostrando a aparência, estrutura ou funcionamento de algo, ou seja, uma representação esquemática. Os diagramas são utilizados em diversas áreas de estudos acadêmicos e dentro das empresas para simplificar estruturas ou grandes conjuntos de informações.
A escolha do diagrama vai depender do resultado final que você está buscando analisar. Diagramas são puramente ferramentas e entender quais são os propósitos de cada uma delas é necessário para chegar nas respostas e caminhos corretos. Vamos conferir alguns exemplos de diagramas:
O diagrama de árvore é geralmente composto por dois elementos apenas. Os mais famosos são retângulos e setas. Geralmente é usado para sequenciar departamentos ou organizar informações de forma categórica para fácil assimilação.
Um diagrama de Venn usa círculos sobrepostos para ilustrar as relações lógicas entre dois ou mais conjuntos de dados. O principal propósito do diagrama de Venn é facilitar as operações básicas de conjunto como relação, inclusão, pertinência, união e intersecção.
O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, ou seja, você conseguirá identificar que há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves, o famoso conceito do 80/20. Dessa forma, você consegue focar no que mais importa primeiro.
O Diagrama de Ishikawa tem como objetivo auxiliar no processo de identificação de possíveis causas de problemas que acontecem dentro de um determinado processo. Ou seja, seu propósito é descobrir fatores que resultam em uma situação indesejada na organização.
Temos esse post completo para você ou só pesquisar no Youtube pelo Go Prático. Tem vídeos incríveis lá!