ativos de processos organizacionais explicação completa com exemplos

Quando falamos de gerenciamento de projetos, falamos muito sobre ativos de processos organizacionais para planejar, checar ou validar processos. Neste post, vamos aprender todos os detalhes necessários sobre este importante pilar dentro do mundo da gestão.

O que são ativos de processos organizacionais?

Ativos de processos organizacionais (APOs) são os planos, processos, políticas, procedimentos e bases de conhecimento específicos da organização e por ela usados. Esses ativos influenciam o gerenciamento do projeto.

Os APOs incluem qualquer artefato, prática ou conhecimento de uma ou todas as organizações executoras envolvidas no projeto que podem ser utilizados para executar ou administrar o mesmo. Eles podem surgir da organização em si, de um portfólio, programa, outro projeto ou uma combinação deles.

Os ativos de processos organizacionais podem ser classificados em duas categorias:

  • Processos, políticas e procedimentos
  • Repositórios de conhecimento organizacionais

Esses ativos servem como entradas para muitos processos de gerenciamento de projetos. Os membros da equipe do projeto conseguem atualizar ou acrescentar esses documentos de acordo com o progresso do projeto.

Exemplos de ativos de processos organizacionais

Como mencionamos acima, existem duas categorias de ativos. Abaixo você consegue ver exemplos para cada uma.

Processos, políticas e procedimentos

  • Políticas de recursos humanos, segurança, qualidade, confidencialidade ou aquisição
  • Ciclos de vida de produtos ou projetos, métricas de processos, auditorias de processos, matrizes das partes interessadas ou modelos de contrato
  • Listas de fornecedores que estão aprovadas no sistema, modelos de registros de dados (templates)
  • Metas gerais da empresa ou departamentos

Repositório de conhecimento organizacionais

  • Repositórios de dados financeiros que possuem informações de horas de trabalho, custos fixos e variáveis ou dados similares relacionados aos investimentos
  • Repositórios de lições aprendidas durante as fases de projetos passados e matrizes de risco
  • Repositório de dados e indicadores usados para mensurar produtos e processos
  • Repositório de projetos passados (cronogramas, diagramas, registros de riscos, arquivos de comunicação, métricas, dashboards ou qualquer outro documento relacionado ao desenvolvimento do projeto)

Conclusão

APOs são de extrema importância para qualquer empresa que busque crescer dentro do mercado com projetos rentáveis e de sucesso. Lembre-se que os ativos de processos organizacionais fazem parte de um ambiente interno da empresa. Ou seja, a maior parte dos ativos podem ser controladas e alteradas pelos membros do time, sendo diferente dos fatores ambientais da empresa que são conduzidos por fatores externos da empresa.

Gerentes de projetos geralmente precisam saber os principais ativos para que quando houver algum tipo de validação ou tomada de decisão importante, eles possam optar pelo caminho correto com base nas documentações da companhia. 

Espero que vocês tenham aprendido o que são ativos de processos organizacionais conosco. Até a próxima.