A prática de calcular o payback é desconhecida para muita gente. Se você tiver uma ideia e quiser investir o seu dinheiro nela, continue aqui conosco porque esse stories é para você.
Payback é uma análise que você pode utilizar para saber o período estimado de retorno do seu investimento.
Vamos entender com um exemplo?
Imagine que você tem um projeto e quer investir R$10.000,00. E surge a seguinte pergunta, em quanto tempo você vai recuperar seus R$10.000,00? A resposta é o payback. Ou seja, a resposta poderia ser 01 ano e 03 meses.
Entender o período de retorno do seu investimento é crucial para saber se vale a pena ou não colocar o seu dinheiro numa determinada iniciativa. Se o payback for muito longo, talvez não valha a pena investir. Caso contrário, é um sinal verde para seguir com o investimento.
Certo! Agora precisamos escolher qual é o melhor formato de payback para o nosso projeto:
01 - Payback simples 02 - Payback Descontado
O payback simples é utilizado quando você busca uma análise rápida sem utilizar nenhum tipo de taxa de juros. Se você tiver o valor que deverá ser investido e uma estimativa de fluxo de caixa, você consegue calcular o payback simples.
Já o payback descontado leva em consideração uma taxa de juros sendo aplicada ao fluxo de caixa. Essa taxa é geralmente conhecida como TMA (taxa mínima de atratividade) para o investidor.
A gente não ia deixar essa passar, né pessoal! Hoje em dia com o excel, nós podemos fazer praticamente qualquer análise. No vídeo abaixo, a gente ensina a calcular o payback simples e descontado no excel de forma bem detalhada.