Quando você começar a estudar sobre análise de dados para web você encontrará alguns termos específicos que não são comumente utilizados diariamente. Um deles é o data layer. Neste conteúdo, vamos aprender o que é data layer, como criá-lo, como utilizá-lo em ferramentas como Google Tag Manager ou Google Analytics e claro, outros detalhes importantes deste tópico.

O que é um data layer?

data layer como funciona diagrama.

Data Layer (camada de dados) é um objeto em Javascript que armazena temporariamente informações que o website ou aplicativo precisa enviar para outros serviços como Google Analytics 4 e Google Tag Manager. Um data layer é essencial para a análise de dados, sendo um pilar essencial para marcações de eventos e insights precisos.

Para simplificar, imagine um data layer como uma urna. Vamos criar o seguinte cenário: você visitou uma página de um produto na loja XYZ. Você quer comprar aquele produto, então você clica em adicionar carrinho.

Após clicar no botão, é como se você colocasse dentro da urna daquela urna informações do produto que você adicionou ao seu carrinho, como id, nome do produto, preço e categoria.

Quando a sua urna (data layer) contém informações, você consegue acessá-la de forma estruturada. Portanto, qualquer página que contenha uma urna, você poderá saber quais informações aquela página coletou.

Por que utilizar um data layer?

Se você precisa enviar eventos para plataformas de anúncios ou ferramentas de análise de dados como Google Analytics, e precisa de precisão, o data layer é fundamental para que suas informações possam ser consumidas da melhor forma possível.

Quando você utiliza um data layer no seu projeto, você consegue construir uma base sólida de acesso e envio de dados, especialmente se estiver trabalhando com o Tag Manager. Sua implementação será mais rápida e eficaz quando você tiver um data layer, pois os acessos serão possíveis com apenas alguns cliques (e sim, um pouco de código).

Com cada vez mais restrições sendo aplicadas a cookies de terceiros, o data layer vem sendo aplicado em diversos segmentos na web. Todos os negócios precisam entender o que acontece quando existem visitas ou ações dentro de seus domínios, e quanto mais a informações for acurada, melhor serão as decisões em torno dos objetivos da empresa.

Lembre-se que as campanhas de marketing precisam ser otimizadas de acordo com os resultados. E ter os dados corretos disponíveis nas plataformas de análise de dados ajudam o seu projeto a ter um payback mais rápido.

E por fim, quando você utiliza um data layer, você consegue criar lógicas para enviar dados ou eventos customizados. Lembre-se que para utilizar um data layer, você precisa de um conhecimento básico de JavaScript. Se você não souber, pode ficar tranquilo(a), porque aqui vamos explicar o que você precisa saber mais adiante.

Como acessar um data layer com Google Tag Manager

Antes de acessar um data layer, você primeiro precisa saber se existe um data layer para o evento desejado no seu website. Para isso, você pode clicar com o botão direito no seu navegador e ir em “inspecionar” e depois “console” no chrome.

Neste caso, queremos saber se foi configurado um data layer no evento de visualização de produto, ou mais conhecido como “view_item”.

Escreva “console.log(dataLayer)” dentro do console. No exemplo abaixo, podemos confirmar que o evento view_item está disponível em nosso site:

console exibindo o datalayer

Agora que sabemos que existe um data layer para nosso evento, estamos prontos para o próximo passo. Agora, no Google Tag Manager, vamos entrar no modo debug e encontrar esse data layer novamente.

Mas dessa vez, não vamos ficar apenas olhando. Vamos criar uma variável no Tag Manager para utilizar no evento “view_item” do Google Analytics 4. Essa variável vai conter todas as informações que precisamos enviar sobre o produto.

Lembrando que você precisa já ter configurado o seu container do Tag Manager no seu site. Caso contrário, os seguintes passos não vão funcionar.

Vamos acessar o data layer do evento para enviar as seguintes informações:

  • Nome do produto
  • Preço
  • Categoria
  • ID, etc.

No seu Tag Manager, clique em “Preview”:

google tag manager preview

Insira o URL do seu site e clique em conectar. Vá até a página que o seu evento vai ocorrer.

Agora volte à tela de debug do Tag Manager. Você encontrará a seguinte seção:

google tag manager debug view_item

Na parte esquerda da tela você encontrará os sumário de eventos. Veja que já deixamos o view_item com a caixinha em vermelho. Clique no evento desejado e vá na aba “Data Layer”

Abaixo, você consegue ver o nosso data layer com os dados.

data layer parâmetros exemplos

Ótimo. Para criarmos nossa variável que vai armazenar esses dados para enviar dentro das tags de eventos, precisamos especificar qual é o caminho que o código precisa percorrer e armazenar o que a gente precisa.

Neste caso, será: ecommerce.items

Agora que você já sabe o caminho, vamos criar a variável. Vá em “Variables” e clique em “New”:

Escolha o tipo de variável chamado “Data Layer Variable” e coloque abaixo o caminho acima que identificamos. Veja um exemplo preenchido abaixo:

google tag manager variável data layer

Clique em salvar e pronto. Você acessou e criou a variável que contém as informações do produto através do data layer.

Agora que você tem a sua variável criada, é só colocar ela no seu evento do Google Analytics 04.

google tag manager tag evento ga4 parâmetros

Veja que os parâmetros configurados dentro de “items” obedecem a documentação sobre eventos do Google Analytics 4. Dessa forma, a configuração é feita em apenas alguns minutos porque o data layer já está todo configurado.

Não encontrei data layer no site, e agora?

É muito comum estar nessa situação, até porque muitos não sabem que devem disponibilizar um data layer no site para coletar dados.

Se você estiver utilizando WordPress, você pode instalar o seguinte plugin: GTM4WP

Este plugin é excelente e vai disponibilizar um data layer no seu site WordPress em poucos instantes. Também funciona se estiver utilizando uma loja Woocommerce.

Mas eu não tenho um site no WordPress. Ok, então você terá de implementar um data layer em seu site. Recomendados entrar em contato com um desenvolvedor para realizar tal tarefa.

Um data layer comum é representado da seguinte forma:

datalayer exemplo com os parâmetros

Este é um exemplo simples, mas mostra como você pode construir o código e adaptá-lo para a sua necessidade.

Conclusão

Saber como lidar com data layers é uma habilidade mandatória para quem busca trabalhar com analytics em nossa opinião. No começo parece meio complicado, mas com o tempo vocês vão perceber que não é um bicho de sete cabeças.

Portanto, implementar um data layer no website fará com que seus relatórios sejam mais completos e organizados. Implementações serão mais rápidas também devido à facilidade de manipular os dados.

Espero que tenha gostado do conteúdo! Grande abraço e não esqueça de nos seguir no Youtube.