Gerenciamento de projetos é sobre organização. Artefatos do scrum fazem com que todo o planejamento seja transformado em iterações completas, e o backlog é um dos responsáveis por essa ação. Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o que é backlog e como ele funciona no scrum, então vamos entender todos esses detalhes que compõem essa ferramenta. 

O que é backlog?

Backlog é basicamente uma lista que contém requisitos ou itens que precisam ser desenvolvidos para o cliente. 

Todo o conteúdo é organizado através de níveis de prioridades. Dessa forma, o cliente pode ter o que precisa de acordo com a necessidade.

O backlog é gerenciado pelo dono do produto (PO). Ele é responsável por deixar o arquivo atualizado e preparado para uso.

Existem algumas boas práticas para manter o documento alinhado com o seu propósito. O dono do produto deve escrever e priorizar as histórias de usuários, e a forma de detalhar as necessidades do cliente também deve seguir um padrão.

A necessidade do cliente deve ser escrita de tal forma que os desenvolvedores consigam entender o que precisa ser feito. Clareza é um fator mandatório.

Esse documento precisa ser acessível para o time scrum. Nada de apenas uma pessoa ter acesso.

Como a grande maioria dos documentos de gestão, manter o backup do mesmo é essencial. Gerenciamento de versões é extremamente importante.

Os backlogs funcionam em diversas ferramentas. Você pode utilizar Excel, Jira ou Monday para gerenciar a sua lista de requisitos.

Geralmente, o dono do produto faz a escolha de qual ferramenta ele usará para gerenciar o backlog. Lembre-se de escolher uma ferramenta que você acha flexível tendo em vista o grande número de atualizações que esse documento recebe

Importante ressaltar que o backlog funciona como um guia durante todo o desenvolvimento do projeto. Portanto, sua atualização deve ser constante.

Comunicação com o cliente é chave no processo de atualização. Então reuniões recorrentes devem ser colocadas para que o cliente possa receber o que ele realmente precisa.

A lista de tarefas que compõem o backlog possui colunas com informações relacionadas ao desenvolvimento e descrições das tarefas. 

Vamos detalhá-las logo, logo. Antes disso, vamos entender o porquê de o backlog ser importante no scrum.

Por que o backlog é importante no scrum?

O scrum permite que times possam ser mais ágeis e atender as necessidades dos clientes com mais rapidez e qualidade.

Quando os times estão devidamente treinados, os times começam a priorizar os itens que devem ser trabalhados. Aí é que o backlog entra em cena.

Se o backlog não estiver organizado, a sprint tem grandes chances de não ter sucesso. O papel do backlog é mostrar aos desenvolvedores que certas tarefas ou histórias de usuários precisam ser realizadas.

Proporcionar uma ordem cronológica sendo orientada por prioridades. Por isso o backlog é importante no scrum. Ele serve como uma bússola. 

Dito isso, o dono do produto deve ter esse artefato alinhado com a missão final. Caso isso não seja a realidade, mais custos e retrabalho estarão certamente envolvidos em seu projeto.

As ferramentas de gerenciamento de projetos oferecem diversas opções que facilitam a gestão do backlog.

Opções como kanban online, notificações, atualizações automáticas e alarmes podem ser utilizadas para ajudar no processo de atualização do documento.

Certifique-se de olhar quais são as opções que as plataformas oferecem e escolha aquela que você acha que vai ajudar o seu time.

Backlog de produto

O backlog de produto é a lista que contém todos os requisitos ou funcionalidades que o cliente precisa. 

Ele é composto por colunas que juntas fornecem informações necessárias para priorizar e desenvolver.

exemplo de backlog com informações.

As colunas do backlog são:

  • ID: uma identificação única, apenas um número auto-incremental. Ele é utilizado para evitar perder o controle das histórias quando as renomeamos.
  • Nome: um nome curto e descritivo da história. Por exemplo, “Veja seu próprio histórico de transações.” Claro o suficiente para que desenvolvedores e o dono do produto entendam aproximadamente o que estamos falando sobre, e claro o suficiente para distingui-lo de outras histórias. Normalmente, usamos apenas 2-10 palavras.
  • Importância: a classificação de importância do dono do produto para essa história. Por exemplo 10. Ou 150. Alto = mais importante.
  • Estimativa: avaliação inicial da equipe de quanto trabalho é necessário para implementar a história em comparação com as outras. A unidade é chamada de pontos de história e geralmente corresponde aproximadamente a “homem-dia ideais”.
  • Como testar: uma descrição de alto nível de como essa história será testada na demonstração do sprint. Esse é essencialmente um teste simples de especificação “Faça isso, depois faça aquilo, então isso deve acontecer.”
  • Notas: qualquer outra informação, esclarecimentos, referências a outras fontes de conhecimento, etc. Normalmente muito breve.

Como podemos ver, o backlog não é um documento complicado de entender. Suas colunas são bem auto explicativas.

Apesar de ser um documento simples, a estrutura do backlog pode ser diferente de acordo com o lugar em que você esteja trabalhando. E é normal, viu.

Os donos do produto podem adaptar o backlog de acordo com a rotina de trabalho e suas equipes, desde que a equipe possa compreender as tarefas que precisam ser feitas.

Backlog de sprint

Backlog de sprint é a lista de requisitos que serão trabalhados dentro da sprint. Esse documento  é desenvolvido na reunião de sprint planning através da seleção dos itens do backlog de produto.

exemplo de backlog da sprint.

Quando os itens são selecionados, eles são separados para que os programadores possam desenvolvê-los.

Idealmente, os itens não podem ser removidos do backlog da sprint assim que eles forem escolhidos. 

Da mesma forma para possíveis inclusões. Evitar ao máximo incluir mais histórias dentro de uma sprint.

É extremamente importante medir a velocidade do time scrum durante as sprints. Quando ocorre adições ou remoções, esse indicador é impactado.

Caso seja necessário adicionar ou remover funcionalidades do backlog da sprint, deve-se ter um alinhamento com o dono do produto. Muitos utilizam a daily scrum para discutir assuntos similares.

Para aqueles que não sabem o que é backlog na sua equipe, faça um treinamento abordando esses tópicos para evitar problemas futuros.

Consulte o manifesto ágil para mais detalhes durante o seu treinamento.

Grooming da lista de requisitos (refinamento)

O refinamento do backlog conhecido como “backlog grooming” é uma sessão regular em que os itens do backlog são discutidos, revisados ​​e priorizados pelos donos de produto e o restante da equipe. 

O principal objetivo da refinação do backlog é mantê-lo atualizado e garantir que os itens do backlog estejam disponíveis para os próximos sprints. 

Além disso, o processo ajuda os gerentes de produto a explicar e alinhar a organização por trás da estratégia que informa os itens pendentes.

Algumas ações que fazem parte do refinamento do backlog

  • Remover histórias de usuários antigas
  • Adicionar novos conteúdos
  • Quebrar histórias de usuários em grupos menores
  • Alterar prioridades e esforços

E assim vai. Definitivamente, os gerentes do produto possuem muita responsabilidade.

Conclusão

Gerenciar um backlog de produto é uma tarefa e tanto. Para muitos, é simplesmente o coração do scrum.

Agora que sabemos o que é um backlog, fica até simples construir um. No entanto, precisamos acertar em qual ferramenta vamos gerenciá-lo.

Muitos usam excel e outros utilizam plataformas de gerenciamento de projeto. Escolha aquela que faz mais sentido. Mas de uma coisa é certa, mantenha o documento na nuvem para que todos possam acessar!

Até a próxima.