Se você está entrando no mundo ágil, este blog é para você. Aprender o que é Daily Scrum é essencial para profissionais que estão iniciando nesta área. Para facilitar seus estudos, preparamos este guia completo com tudo o que você precisa saber para dominar o assunto.

O que é Daily Scrum

Daily Scrum é uma reunião de 15 minutos para os desenvolvedores do time. Os encontros são realizados no mesmo horário e local durante todos os dias úteis da Sprint. A reunião de Daily Scrum serve para inspecionar o progresso em direção a meta da Sprint e adaptar o Sprint Backlog conforme necessário.

Após a Daily Scrum, os membros da equipe geralmente se reúnem para resolver, ajudar, adaptar ou continuar o trabalho restante.

A execução da Daily Scrum facilita a interação do time fazendo com o que a operação sempre possa resolver problemas de forma mais assertiva. Além de aumentar a interação, os desenvolvedores conseguem evoluir suas habilidades de trabalho em equipe. Sempre consulte o Scrum Guide (versão Português – Brasil) para estar sempre atualizado com melhores práticas.

Quem participa da Daily Scrum

A Daily Scrum é uma reunião para desenvolvedores onde eles concentram o foco no progresso em direção ao objetivo da sprint. Se o Scrum Master ou Product Owner estiverem trabalhando ativamente nas atividades que compõem o Sprint Backlog, eles participam também.

Lembre-se que a Daily Scrum pode ser um evento flexível em termos de participação. Não existe nenhum problema se os desenvolvedores acharem que um stakeholder precisa estar no evento, desde que tudo esteja alinhado internamente.

Dicas para uma Daily Scrum mais efetiva

Antes de apresentar as dicas, é importante esclarecer que os desenvolvedores podem utilizar qualquer estrutura, ferramentas ou técnicas durante a Daily Scrum desde que o foco seja na direção até o objetivo da Sprint e produza um plano claro para o próximo dia de trabalho.

Daily Scrum Perguntas

Um conceito comum entre o time de desenvolvimento é realizar essas três questões:

  • O que eu fiz ontem que ajudou o time de desenvolvimento para atingir a meta da sprint?
  • O que eu vou fazer hoje para ajudar o time atingir a meta da sprint?
  • Eu vejo algum impedimento que está impedindo o nosso time para atingir a meta da sprint?

São perguntas simples, mas que fazem total diferença durante a Daily Scrum.

Siga os 15 minutos – timebox

No começo pode ser difícil, mas com o tempo o time se acostuma. Lembre-se que depois da Daily Scrum os membros podem se juntar para resolver problemas juntos.

Fique atento ao tempo e perceba quando alguém ficar se estendendo demais. Não é fácil interromper alguém falando, mas se a pessoa estiver divagando e não agregando valor, não tenha medo de intervir.

Os desenvolvedores escolhem o melhor horário 

Eles que fazem a mágica. Então eles mesmos precisam definir o melhor horário para eles. É recomendado é fazer durante o começo do dia pela manhã. Dessa forma, o time terá todo o restante do dia para realizar as tarefas que compõem o objetivo da sprint.

Benefícios da Daily Scrum

A Daily Scrum melhora a comunicação, identifica os impedimentos, promove a rápida tomada de decisões e consequentemente, elimina a necessidade de outras reuniões durante o dia. A Daily Scrum não é o único momento em que os desenvolvedores podem ajustar seu plano. Eles costumam se reunir ao longo do dia para discussões mais detalhadas sobre adaptação ou replanejamento do resto do trabalho da Sprint.