Documentação de projetos como fazer

A documentação de projeto é necessária para que tanto o gestor quanto as pessoas envolvidas em um determinado projeto consigam entender, gerenciar e organizar as informações já obtidas. A criação dos documentos são individuais para cada fase, e cada um deles será essencial na hora de consultar o que já foi feito ou para tomar alguma decisão futura.

Portanto, vamos conferir alguns dos principais documentos da gestão de projetos.

Termo de abertura do projeto

Funciona como um contrato formal ou comercial onde é autorizada a criação do projeto. Contudo, o termo de abertura deverá possuir alguns pontos como: Nome, descrição dos objetivos em geral, estudo da viabilidade, etapas definidas para a entrega do produto, recursos necessários, entre outros.

Gerenciamento do escopo

Determina os objetivos do projeto de forma clara e de fácil entendimento para que as partes interessadas consigam compreender evitando diferentes opiniões e julgamentos.

Sobretudo o documento deverá conter a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) que subdivide as tarefas em partes menores, facilitando o gerenciamento.

Gerenciamento dos requisitos

Estabelece como os requisitos serão analisados, documentados e gerenciados desde o início até o fim do projeto.

Gerenciamento do cronograma

É o tempo estimado que levará para que todas as etapas do projeto sejam concluídas. Vamos definir os critérios e as atividades que vamos realizar.

Gerenciamento da qualidade

São os processos para definir a política de qualidade da organização e planejamento, tendo como objetivo principal assegurar a qualidade das entregas.

Gerenciamento dos custos

O objetivo do gerenciamento dos custos é garantir que as entregas estejam dentro do custo planejado, evitando gastos inesperados e garantindo a entrega sem possíveis margem de erros.

Gerenciamento dos recursos

São os processos para adquirir, identificar e gerenciar os recursos para que o projeto seja concluído de forma bem-sucedida. Está incluído nos recursos: A equipe, equipamentos, e toda a infraestrutura necessária.

Gerenciamento das comunicações

PMBOK: Inclui os processos para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada.

Em outras palavras, precisaremos garantir que toda informação necessária para o andamento do projeto esteja disponível para nós, e que todas as pessoas envolvidas estejam cientes de suas partes para não haver empecilhos e impactar a entrega do mesmo.

Gerenciamento dos riscos

Identifica as situações que possam afetar o projeto, com previsão tecnológica, financeira e cronológica contornando possíveis riscos e garantindo o sucesso final.

Para nos guiarmos no gerenciamento de riscos podemos usar as lições aprendidas, assim evitando possíveis erros já cometidos no passado.

Gerenciamento das aquisições

PMBOK: Inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos a equipe do projeto.

Aqui vamos decidir o que será adquirido e feito, selecionaremos o melhor fornecedor para cada aquisição e iremos monitorá-los visando garantir a entrega do produto final.

Gerenciamento das partes interessadas

É responsável por engajar as partes interessadas (stakeholders), e para isso será necessário identificá-las, classificá-las e priorizá-las, desenvolvendo estratégias para aumentar o engajamento e monitorando-os.

Gerenciamento de mudanças

Ajuda as partes interessadas adotarem as mudanças no ambiente de trabalho. Envolve planos individuais de ação, treinamentos e melhoria na comunicação.

Gerenciamento de configuração

Estabelece informações das configurações dos itens do projeto, bem como mantendo registradas e atualizadas para que os produtos permaneçam operacional e consistentes até o final do projeto.

Conclusão

Uma documentação de projeto estruturada de forma clara e detalhada fará com que o andamento seja linear diminuindo a margem de erro, além disso, deixa claro para a equipe e os stakeholders como será todo o processo e a expectativa de finalização.

Portanto, caso você tenha dúvidas sobre qual ferramenta usar na hora de gerenciar um projeto, não deixe de conferir nosso blog sobre as 6 melhores plataformas do mercado.

Desde já agradecemos quem chegou até aqui e até a próxima!