Aprenda o que é e como funciona a gestão digital para empresas.

Aprender o que é gestão digital está na pauta de empresas que estão em busca de agilidade. Você vai encontrar muitas ferramentas no mercado, muitos gurus falando sobre o assunto. Entretanto, precisamos primeiramente entender sobre o conceito geral da gestão digital, como ela funciona e principalmente, como ela pode ser adaptada para o seu cenário profissional.

O que é gestão digital?

Gestão digital é um conjunto de ferramentas que permitem profissionais gerenciar, editar ou compartilhar arquivos e projetos com membros internos ou externos de uma organização. O principal benefício da gestão digital é tornar uma empresa mais ágil e produtiva tendo em vista as integrações de dados e facilidade de uso dos aplicativos.

A gestão digital também é um dos pilares que faz com que produtos sejam disponibilizados aos clientes com qualidade e rapidez.

Muitos profissionais tratam esse modelo de gerenciamento como moderno, pois projetos podem ser gerenciados de forma remota com mais de 100 colaboradores, por exemplo.

Embora a gestão digital seja um modelo não tão novo assim, empresas começaram a colocar mais investimento nesse tipo de gestão durante a pandemia.

É Imprescindível falarmos aqui que a gestão digital não é um modelo estático, ou seja, uma receita de bolo que quando aplicada em qualquer lugar, vai funcionar. O mercado oferece inúmeras ferramentas para dar vida à gestão digital. 

Portanto, estudar sobre as ferramentas e saber quais são as necessidades de gestão que você enfrenta são fatores essenciais para começar com o pé direito na sua implementação.

Por que evoluir para a gestão digital?

Como mencionamos anteriormente, empresas estão em busca de agilidade a todo momento. Quando uma equipe é ágil, ela entrega mais valor agregado e consequentemente, o produto final é entregue de forma segura e com qualidade.

A gestão digital otimiza processos e diminui custos desnecessários com atividades que não agregam valor ao seu processo produtivo.

Mensurar e analisar métricas é um pilar importante da melhoria contínua. Com a gestão digital, você consegue gerar e acompanhar números oriundos de diversos processos distribuídos pela sua organização.

Com toda essa facilidade, você poderá trabalhar em projetos de melhoria contínua de forma mais otimizada e certeira. Lembre-se que dados são essenciais atualmente. O conceito de big data junto com a cultura de sermos guiados cada vez mais por dados cresce a cada dia que passa.

Requisitos para iniciar a gestão digital

requisitos necessários para a gestão digital

Para que você possa começar o seu projeto ou implementação de uma gestão digital, primeiro é necessário listar os seguintes pontos:

  • Listar quais são as áreas que utilizarão as ferramentas
  • Mapear os processos e saber as necessidades do time
  • Pesquisar ferramentas de gestão que atendem as necessidades do time
  • Testar as ferramentas e recolher feedback do time
  • Providenciar treinamento para o time
  • Definir uma data corte para implementação
  • Implementar a gestão digital

Tenha em mente que depois de contratar as ferramentas, os membros do time podem ir utilizando de forma gradual. Tudo na vida requer aprendizagem, e não seria diferente com as ferramentas de gestão digital. 

A curva de aprendizagem pode variar de acordo com cada colaborador, então sempre busque saber o que o time está achando sobre a ferramenta. É lógico, tenha a certeza que os processos estão agregando valor para a empresa :).

3 Dicas essenciais para a gestão digital

Ok, você já tem uma gestão digital rodando mas está buscando caminhos para melhorar ainda mais a produtividade. Prepare-se então para compartilhar essas dicas com os seus parceiros do trabalho:

1 – Receber treinamentos recorrentes

Treinou apenas uma vez e pronto?

Nada disso. Busque providenciar treinamentos recorrentes para o time para que eles sempre possam estar atualizados com as novas funcionalidades das ferramentas.

Lembre-se, as ferramentas mudam a todo momento e os membros do time precisam saber disso.

Aplicar uma recorrência de treinamento é essencial para que os processos da sua empresa estejam atualizados e de acordo com os requisitos mandatórios. Aprender mais nunca é demais.

2 – Acompanhe os dados gerados

A maioria das ferramentas providenciam relatórios super interessantes sobre processos. Relação de datas de entrega, número de compartilhamento, quem fez o download do arquivo, etc.

A lista é imensa. Procure entender como os números têm ligação com certas barreiras que algumas atividades possuem para buscar uma melhoria assertiva.

Uma boa prática é ter um dashboard com todas essas relações de métricas disponíveis para você acompanhar.

3 – Rotinas de atualizações e limpeza de dados

Quando um ambiente digital não está atualizado as chances de erro aumentam bruscamente. Evite ao máximo ter projetos ou pastas desatualizadas dentro da sua gestão digital através de revisões semanais ou mensais.

Um ambiente seguro para os colaboradores conseguirem trabalhar com as informações mais atualizadas possíveis é o primeiro caminho para uma entrega com qualidade.

Ferramentas de gestão digital

Existe uma variedade incrível de ferramentas de gestão digital no mercado. Neste post, vamos indicar duas que achamos ótimas para gestores de projeto:

Monday

Essa ferramenta é a nossa favorita. Simples de mexer, com funcionalidades incríveis e com relatórios espetaculares. O gerenciamento das atividades com o Monday torna o dia muito mais produtivo através do ambiente colaborativo que a plataforma oferece.

Se você quiser aprender mais sobre essa ferramenta e ver mais exemplos, assista este vídeo sobre o Monday no nosso canal do Youtube.

Asana

Outro excelente aplicativo para gestão de projetos. O preço do Asana é ótimo quando comparado aos competidores. Com inúmeras funcionalidades para gestão de equipes e integração com outros aplicativos da nossa rotina, o Asana é um queridinho de muitos gestores do mercado.

Mais interessado nesta solução? Então, veja nosso conteúdo sobre como usar Asana.

Conclusão

A gestão digital é sem dúvidas uma das melhores coisas que evoluíram no ramo empresarial. A utilização desse modelo traz inúmeros benefícios aos times graças às novas funcionalidades que são lançadas a todo momento.

Queremos ressaltar que a gestão digital funciona quando ela realmente atende as necessidades de um time.

Se um gestor de negócios digitais não tiver o que ele realmente precisa nas ferramentas, o trabalho vai se tornar mais difícil de ser executado.

Portanto, planejar e saber quais são as principais necessidades do time servem como o primeiro passo da jornada. Com todo o plano feito, fica mais fácil depois saber qual é a melhor ferramenta para ser utilizada pelos colaboradores.

Para finalizarmos, treinamentos são chave quando falamos sobre processos produtivos e pessoas felizes dentro de um ambiente de trabalho. 

Esperamos que vocês tenham gostado do conteúdo sobre gestão digital que preparamos para vocês. Siga-nos no Youtube para mais conteúdo prático! Até a próxima.