Realizar análises de produtos não é uma tarefa fácil. Mas não se preocupe, porque aqui você aprenderá como encontrar a situação de cada produto, ou seja, como ele está se comportando no mercado de acordo com uma ferramenta chamada matriz BCG. Antes de entrarmos no modelo e planilha matriz BCG para preencher com exemplos, vamos conhecer quem é essa ferramenta, como ela pode auxiliar os seus negócios e, também, na sua tomada de decisão.

O que é Matriz BCG?

A Matriz BCG (também conhecida como Boston Consulting Group analysis) é usada na estratégia corporativa para analisar produtos e portfólios. Duas variáveis são utilizadas para realizar os estudos, são elas: participação relativa do mercado e crescimento do mercado.

Através da combinação dessas duas variáveis dentro matriz, a corporação pode organizar seus produtos de uma forma lógica e visualmente fácil de identificar como cada produto está dentro do mercado.

Dessa maneira, o time pode identificar quais produtos precisam de mais apoio financeiro, quais precisam menos e quem são os produtos que precisam de mais cautela a fim de mantê-los no mercado. De forma resumida, ela permite melhorar o direcionamento dos investimentos.

Além dos investimentos, de fato, ela auxilia a determinar outros tipos de ações. Antes de chegar na planilha matriz BCG para você preencher com os seus exemplos, vamos aprender quais são as classificações da matriz BCG. Tudo pronto?

Classificações dos produtos na matriz BCG

As classificações são peças essenciais para análises. No modelo de matriz BCG, não poderia ser diferente. Então, vamos dar uma olhada nessas classificações.

Estrela

É o produto que proporciona muita lucratividade, porém com investimento alto. Sem todo o investimento sendo realizado, o produto não consegue trazer grandes retornos para a empresa.

Vaca leiteira

Produtos denominados como vacas leiteiras são aqueles que trazem grande retorno financeiro sem investimento elevado. Aliás, produtos que possuem essa classificação têm um grande número de vendas com pouco custo produtivo.

Abacaxi

Lembra daqueles carros antigos, motor a álcool? No frio, você sofre para conseguir fazer pegar. É o que acontece com os abacaxis, você tem um com você, mas não vai. Basicamente, não trazem resultados para a empresa.

Em questionamento

São produtos que ainda não oferecem grandes ganhos, com um número de vendas ainda sem fundamentos sólidos. Lembre-se, o investimento de médio ou longo prazo são considerados para esses produtos.

Portanto, produtos que estão na fase de lançamento ou perto do fim de ciclo de vida fazem parte desse quadrante.

Como fazer um modelo de matriz de BCG?

Vamos lá, para montar um modelo de matriz BCG para que você possa preencher não tem nada de complicado. Este passo a passo abaixo vai ajudá-los, então mãos à obra.

Escolha os produtos

É o primeiro passo da análise. Portanto, escolha os produtos ou portfólios que estão no radar e informações do tipo:

  • Volume de vendas;
  • Margem de lucro;
  • Custo de produção.

Lembre-se, para cada empresa, um diferente tipo de métrica. Então, se houver outros indicadores (indicadores que mostram a saúde do produto) que o time acha que é necessário ter, leve para o estudo.

Faça o plano cartesiano

Ah, tem que desenhar?! Calma, calma… Se você gosta de desenhar, manda bala! Mas se não gostar, sem problemas. Baixe a nossa planilha no final deste artigo.

Primeiramente, vamos começar com um gráfico cartesiano e depois, dar nomes aos eixos. Para o eixo (x), participação relativa do mercado. Já para o (y), taxa de crescimento do mercado. Um exemplo foi dado logo abaixo.

Matriz BCG eixos
Matriz BCG – Eixos

Mas o que cada variável significa?

  • Participação relativa do mercado: Certamente, o famoso market share. Uma maior participação no mercado significa maior retorno financeiro. Assim, a fórmula é a seguinte: Total ($) de vendas de unidades no ano atual / Total ($) de vendas do concorrente principal no ano atual.
  • Taxa de crescimento do mercado: Uma taxa de crescimento de mercado mais alta significa mais ganhos e, muitas vezes, lucros. Por outro lado, significa também um maior consumo de caixa como investimentos para estimular o crescimento futuro de um determinado produto. A fórmula para esse eixo é: (Total ($) de vendas do ano atual – Total ($) de vendas do ano passado) / Total ($) de vendas do ano passado.

Mas qual é a proporção de cada eixo?

Para a taxa de crescimento, você pode utilizar de 0 a 10%, por exemplo.

Entretanto, para a participação no mercado, a métrica funciona diferente para cada empresa. Você pode usá-la de acordo com o tamanho do seu negócio ou análise. Não existe uma métrica certa para todo mundo. Com os exemplos abaixo, vai ficar mais fácil de entender, fique tranquilo!

Aplique os quadrantes

Após a criação do plano cartesiano da matriz BCG, agora é a hora de aplicar os quadrantes dentro do plano. Veja o exemplo abaixo assim como descrevemos.

exemplo de matriz BCG
Exemplo de matriz BCG

Coloque os produtos selecionados nos quadrantes

Não apenas como criar, como também precisamos dos produtos. Selecione os produtos e veja em qual quadrante cada um deve ser alocado. Agora, continua conosco, porque você vai aprender algumas decisões que você pode tomar com base na sua matriz.

Defina estratégias e tome ações

A cereja do bolo. Aqui o time precisa escolher qual tipo de estratégia será adotada. Apesar de termos muitas opções, temos alguns tipos de estratégias que são padrões durante uma análise de negócio. São elas

  • Evoluir: Entrar nos produtos que estão nos quadrantes em questionamento ou estrelas. Melhorá-los e investir para que mais oportunidades de sucesso apareçam.
  • Manter: Olho nas vacas leiteiras, pois elas geram lucro para a empresa. Com este lucro, a empresa pode usá-lo para novas iniciativas e claro, pagar as contas.
  • Aproveitar: Então, o pensamento aqui é no curto prazo. Vamos olhar para todos aqueles produtos que estão com seus resultados abaixo do esperado, alguns abacaxis ou produtos que o time acredita que o ciclo está perto do fim.
  • Tirar: Afinal, hora de abandonar o barco. Vamos pegar os abacaxis amarelinhos ou alguns questionáveis e retirar do portfólio.

Lembre-se, temos muitas decisões que podem ser consideradas. Então, escolha aquelas que sejam mais plausíveis para o seu cenário.

Exemplo e planilha matriz BCG

Com a finalidade de manter o entendimento fácil, vamos acompanhar um exemplo de análises de carros. Antes de começar, saiba de uma coisa: O modelo da planilha estará disponível para download!

Imagine que temos quatro carros:

  • A
  • B
  • C
  • D

Teremos mais quatro informações na planilha:

  • Seu faturamento anual
  • Faturamento anual do concorrente
  • Participação relativa de mercado (planilha faz o cálculo automático)
  • Crescimento de mercado (planilha faz o cálculo automático)

Lembre-se, os dados aqui foram feitos para exemplificar a aplicação. Por exemplo, veja os carros preenchidos na tabela abaixo.

exemplo de matriz BGC preenchido
Planilha Matriz BCG com campos preenchidos
matriz bcg para preencher no excel
Matriz BCG completa

Talvez provavelmente você achava que era complicado fazer uma matrix BCG, mas você viu como é simples?!

Agora você consegue realizar a sua análise de forma bem fácil e preencher a matriz BCG.

Visto que você já sabe como a matriz BCG funciona, faça o download do arquivo através do link abaixo.

Baixar planilha matriz BCG para preencher

como baixar planilha bcg preenchida

Desse modo, esperamos que vocês tenham gostado! A equipe Go Prático fica feliz!

Até!