Está procurando como criar uma proposta no Upwork que ajuda a conquistar mais clientes? Se sim, você chegou ao lugar certo.

Antes de entrarmos na estrutura de uma proposta e cover letter de sucesso, é de extrema importância sabermos sobre alguns conceitos e fatos que fazem parte de um prestador de serviço que trabalha através do Upwork:

O processo de criar propostas que conquistam clientes no Upwork é um atividade que demanda tempo e experiência. Seja criativo, chame a atenção nas primeiras linhas e demonstre evidências do seu trabalho. Entender o seu nicho é importante para que você possa escrever pontos que vão chamar a atenção do owner do post.

Muitos freelancers enviam propostas atrás de propostas ao longo do dia para conseguir novos clientes. Ainda assim, com tantas oportunidades, talvez você ainda não esteja fechando clientes como esperava.

Então, se você é um iniciante no Upwork e está procurando um guia de como mandar bem quando for criar uma proposta, está na hora de aprender como conquistar seus primeiros clientes de forma sólida e com excelência.

Preparados?

Seja criativo com a sua proposta

Antes de mais nada, saiba que se você tiver uma estrutura para criar uma proposta de forma rápida no Upwork, você estará na frente de muitos freelancers.

Mas, calma lá. Entenda que possuir um template pronto pode deixá-lo congelado, tirando a principal característica da sua cover letter. Criatividade.

Rapidez é a palavra que define usuários no Upwork. Dessa forma, quanto mais detalhes importantes no início, maior a chance de você conseguir o job.

Criamos um infográfico que ilustra todos os passos para você conquistar seus primeiros clientes no Upwork:

infográfico da proposta vencedora para o Upwork.

Visto que são 05 passos, ou melhor dizendo, 05 parágrafos, é hora de entender como escrever cada um deles para que a sua proposta possa ser aceita pelo cliente.

Como estruturar a sua proposta no Upwork

1. Chame atenção

Em primeiro lugar, a mágica ocorre neste parágrafo. As primeiras linhas da sua cover letter serão mostradas para o seu cliente como pode ser visto abaixo:

como o cliente recebe a proposta no upwork

Use sentenças que chamam a atenção do seu cliente logo de cara.

Exemplo em inglês:

Glad to e-meet you. My name is [coloque o seu nome aqui], marketing specialist and project manager. I have worked with many clients by doing project management/business development, getting Ads published on Facebook, setting marketing funnels, increasing branding, and SEO.

Exemplo traduzido:

Prazer em conhecê-lo! Meu nome é [coloque o seu nome aqui], especialista de marketing e gerente de projetos. Eu trabalhei com vários clientes fazendo gerenciamento de projetos/desenvolvimento de negócio, publicando anúncios no Facebook, configurando funis de marketing, aumentando branding e SEO.

2. Exemplos de trabalho

Agora é hora de mostrar o que você já fez. Leia atentamente a descrição do job, assim você encontrará pontos que você pode mencionar e que vão agregar valor na sua proposta.

Depois que você encontrar essas partes, faça o link da sua experiência com o cliente. Poste o link seu portfólio ou fale que você vai postar um trabalho em anexo para que ele possa ver.

Exemplo em inglês:

With my solid experience in digital marketing and data analysis, the deliverables are always worked on high quality standards. You can find a document attached to this proposal which provides a complete overview of my experience translated into results.

Exemplo traduzido:

Com a minha experiência sólida em marketing digital e análise de dados, os entregáveis são desenvolvidos com altos padrões de qualidade. Você pode encontrar um documento anexado nesta proposta que providencia uma visão completa da minha experiência traduzida em resultados.

3. Construa credibilidade

Do mesmo modo anterior, agora é hora de providenciar exemplos de satisfação dos seus clientes. Copie e cole os feedbacks de clientes que você já teve a honra de trabalhar ou providencie a página do seu perfil para que ele possa ver os comentários que você tem. Lembre-se, a prova social ajuda e muito durante leituras de propostas.

Exemplo em inglês:

I would like to invite you to take a look at my profile, so you can check out my client’s feedback and also know a little bit more about myself. As I said before, I helped many clients that had needs related to business development, their feedback is one of the best ways to know about my way of working.

Exemplo traduzido:

Eu gostaria de convidá-lo para dar uma olhada no meu perfil, assim você pode conferir os feedbacks dos meus clientes e saber um pouco mais sobre mim. Como eu comentei anteriormente, eu ajudei diversos clientes que tinham necessidades relacionadas à desenvolvimento de negócio, o feedback deles é uma das melhores formas para você saber sobre a minha maneira de trabalho.

Mas, e se eu não tiver feedbacks?!

Se você não tiver, não coloque. A dica é, use a imaginação. Portanto. coloque mais ênfase no seu conhecimento e como você pode ajudar o cliente a ter os melhores resultados.

4. Deixe a sua marca

inovação para conquistar clientes no Upwork

Neste parágrafo, mencione o seu perfil no Upwork e fale da importância dos últimos trabalhos. Mostrar que você é diferente é essencial aqui.

Dê exemplos de coisas que você domina. Mostre que você é o mestre do assunto. Afinal, você quer o job, certo?

Deixe a sua marca de maneira própria. Ache uma frase que traduza o seu perfil de trabalho.

Exemplo em inglês:

Your demand matches perfectly with my skillset. With respect, excellent communication, and execution, I strongly believe we can achieve outstanding results.

Exemplo traduzido:

A sua demanda combina perfeitamente com as minhas habilidades. Com respeito, comunicação excelente e execução, eu acredito fortemente que nós podemos conquistar resultados incríveis.

Não sabe qual habilidade destacar? Você pode usar os conceitos de uma Matriz BCG para classificar os seus hard skills.

5. Call to Action

call to action na proposta vencedora

Então, preparado para terminar a sua proposta?

Está na hora de mostrar ao cliente que você está disponível para conversar sobre o projeto. Da mesma forma, mostre que você está interessado em saber mais detalhes do trabalho e está disponível para realizar chamadas de vídeo ou ligações.

Exemplo em inglês:

If you guys think I am a good fit, please let me know. It will be a pleasure to talk about this job opening.

I am available via chat or calls.

Thank you for your time and consideration.

Exemplo traduzido:

Se vocês acharem que eu sou uma boa opção, por favor me avisem. Será um prazer conversar sobre essa nova demanda de trabalho.

Estou disponível no chat ou chamadas.

Obrigado pelo seu tempo e consideração.

Conclusão

Conforme visto acima, é notável que a proposta precisa ter uma estrutura a ser seguida. Dessa maneira, o cliente que estiver do outro lado consegue seguir uma linha de raciocínio enquanto estiver lendo a sua proposta vencedora.

A criatividade e a lógica são grandes aliados durante a sua caminhada no Upwork. Não desista e manda ver na entrega final!

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