Se você chegou até esse post, é porque em algum momentou já ouviu falar sobre o Upwork. Muitas pessoas ficam confusas com essa plataforma e como de costume algumas perguntas surgem logo de ínicio:

📗 Como funciona o Upwork?

📘 Posso trabalhar por hora?

📙 Como consigo o meu primeiro job?

Sabemos que essas são as questões mais frequentes dos nossos usuários. Para que não haja mais dúvidas, preparamos esse post completo para que você possa iniciar a sua jornada bem preparado na maior plataforma de freelancers do mundo.

Como funciona o Upwork?

Upwork é uma plataforma global de freelancers em que pessoas postam suas demandas de serviços e freelancers mandam propostas para aquelas que estão dentro de um determinado nicho. As principais formas de trabalho são: por hora e preço fixo.

Quem decide se vai ser por hora ou preço fixo é quem está postando a demanda.

Como funciona o trabalho por hora no upwork?

Trabalhos que são classificados como hourly significa que você receberá por hora trabalhada. Se você trabalhou 02 horas, você recebe por 02 horas. Um limite de horas semanais é definido no seu contrato também.

E o de preço fixo?

O nome já diz por si só, quando for fixed-price você entrega o projeto e ganha um valor fixo. O valor total do projeto a ser realizado por você é acordado no começo das negociações. Uma vez aceito, é só ralar a camisa e entregar.

Como eu sei se o trabalho é por hora ou preço fixo?

Quando você estiver procurando por trabalhos ou receber alguma proposta, vai ter uma parte dentro da descrição que mostra qual é a forma de pagamento.

tipos de contrato do upwork.

Taxas do Upwork

Para cada trabalho que você realizar, um percentual ficará destinado para a plataforma. As taxas sobre o valor ganho podem variar entre 20%, 10% e 5%.

  • $ 0 – $ 500 sobre um cliente: 20% aplicado sobre os ganhos
  • $ 500,01 – $ 10.000 em ganhos de um cliente: 10% aplicado sobre os ganhos
  • $ 10.000,01 ou mais em ganhos de um cliente: 5% aplicado sobre os ganhos

Assista o vídeo acima para mais detalhes. Explicamos como tudo funciona e com exemplos para você entender tudo de uma vez por todas.

Você também pode ler mais sobre as taxas do Upwork na central de ajuda.

Como receber seu dinheiro pelo Upwork

Você pode receber seu dinheiro pela Payoneer, enviar para seu banco no Brasil pela opção Direct to Local Bank, Paypal, Wire Transfer e Direct to U.S. Bank.

As opções do Payoneer e Direct to Local Bank são as mais recomendadas para quem está no Brasil.

Para escolher o seu método preferido, vá em settings | get paid | e escolha o método como ilustrado abaixo:

como receber no upwork. Payoneer e Direct to Local Bank para o Brasil.

Upwork Brasil: Consigo trabalhar daqui?

Consegue. Na verdade, você consegue trabalhar de qualquer lugar do mundo desde que você tenha acesso à internet.

Além da internet, tem que saber inglês. Alguns clientes gostam de conversar para alinhar pequenos detalhes do trabalho, então precisa sim entender o idioma.

Precisa ser fluente? Não. Mas precisa dominar o vocabulário que envolve o seu serviço. Dessa forma, o cliente sente mais confiança durante o contato.

Como ser aceito no Upwork?

Após realizar o cadastro no Upwork, a plataforma vai analisar o perfil do usuário para validar algumas informações. Esse processo de validação envolve alguns fatores que você não pode ter inconsistências.

Descrição do perfil

Parece simples, mas muitos não preenchem corretamente o profile do Upwork. A dica é, forneça uma descrição completa sobre e você e deixe bem claro o que você faz no seu título.

O mesmo para informações de localização. Forneça todos esses detalhes.

Fluência em outras línguas

Adicione os idiomas que você é fluente e coloque qual é a sua língua nativa. É de extrema importância configurar essas informações, pois elas serão certificadas e validadas na entrevista com os membros do Upwork.

Confirme todas as informações na entrevista

Após realizar todo o processo de preenchimento do perfil, ele passará por uma análise pelo time do Upwork. Eles vão realizar algum contato com você para confirmar as informações que foram providenciadas.

Não é complicado realizar essa entrevista. É bem simples e rápido. Mas veja, é necessário que você saiba Inglês, pelo menos o básico para responder e confirmar informações pessoais.

Eles vão perguntar sobre a sua ocupação, onde você mora, quais idiomas você fala, coisas desse tipo…

O que mais conta aqui é apenas confirmar as informações de forma clara, mantenha um diálogo firme e correto. Se o atendente perceber que o inglês não é o suficiente para confirmar as informações, a conta poderá ser cancelada.

Então, fique tranquilo, preencha o perfil de forma completa e responda todas as perguntas do pessoal do Upwork. Após essa pequena ligação deles, você será aprovado.

Como conseguir o primeiro trabalho no Upwork?

Time levantando estrelas e livro sobre como conseguir o primeiro trabalho no upwork.

Meus amigos e amigas, antes de começar esse tópico saiba que: A paciência é maior aliada durante o começo de qualquer nova jornada. Com isso em mente, vamos aos fatos.

Crie a sua conta

Sim, é grátis. Faça a sua conta, preencha os campos necessários e confirme o seu e-mail no final do processo. Esse é o primeiro passo para que você esteja pronto para conseguir os seus primeiros trabalhos.

Perfil completo e detalhado

Com a sua conta em mãos, preencha o seu perfil (em inglês!) e coloque todas as informações relevantes sobre você e sua experiência. Enfatize o que você mais entrega de mais valor para clientes que escolhem o seu serviço.

Saiba procurar trabalhos na sua área

Palavras-chave, use todos os termos que são referentes aos seus serviços e coloque no campo de busca. Assim que achar algo interessante, você pode bandar bala na sua proposta.

Escreva uma proposta vencedora

A proposta é o cartão de entrada. Quando você encontrar um job interessante, você deve mandar uma proposta para quem fez aquele post.

Procure escrever a proposta de forma estruturada, assim você consegue quebrar objeções de acordo com cada paragráfo lido. Se quiser aprender como mandar uma proposta que ganha qualquer cliente, leia essa post.

A importância das avaliações

Após a conclusão do trabalho, o contratante pode deixar uma avaliação sobre como foi trabalhar com você. Além da avalição de até 05 estrelas, uma avaliação em formato de texto também pode ser providenciada.

Avaliação é uma das mehores provas sociais que você pode ter no Upwork.

Uma dica valiosa é pedir ao cliente para que ele possa deixar um texto detalhado de como foi a experiência de trabalho. Diga que você também deixará um feedback bem detalhado de como foi a sua experiência com ele também.

Quando novos clientes visitarem o seu perfil, eles poderão ver as avaliações passadas de antigos clientes. Quer prova social melhor que isso?!

Então, tenha em mente que avaliações no Upwork contam muito.

Conclusão

Esperamos que você tenha entendido como o Upwork funciona. Não é díficil depois de um tempo que você fica algumas horas fuçando a plataforma.

Como mencionamos, inglês é uma peça importante para entrar nesse jogo. Clientes estão cada vez mais exigentes com entregas, por isso a comunicação precisa estar bem alinhada.

Agora que você já sabe como funciona o Upwork, vai lá e conquiste o seu primeiro cliente! Um grande abraço!

🧐 Perguntas Frequentes

📗 Upwork, como funciona?

Upwork é uma plataforma global de freelancers em que pessoas postam suas demandas de trabalho e freelancers mandam suas propostas. As principais formas de trabalho são: por hora e preço fixo.

📗 Como ser aceito no Upwork?

Preencha todos os campos durante o processo de criação de conta, de forma mais detalhada possível. Quando for preencher o perfil, escreva cada parágrafo de forma estruturada (quem é você, o que você faz, skills…) e fique atento aos e-mails de comunicação.

📗 Como receber no Upwork?

  • Vá até “Settings”
  • Clique em “Get Paid”
  • Escolha a forma de pagamento
  • Preencha com informações da sua conta bancária
  • Clique em “Get Paid Now”