Investir é uma atividade necessária para que possamos conquistar e atingir nossos objetivos. Geralmente, levantamos vários fatores para tomar uma decisão que possa ser mais vantajosa dentro de um determinado tempo. O payback é um desses fatores. Saber calcular o payback no excel é extremamente importante, então vamos ao passo a passo. 😎
Conteúdo
O que é payback?
O termo payback (período de retorno) refere-se ao tempo necessário para recuperar o custo de um investimento. Simplificando, é o período de tempo que um investimento atinge um ponto de equilíbrio.
O ponto de equilíbrio ocorre quando o lucro econômico é igual a zero. Ou seja, a receita total do projeto atingiu o valor do investimento feito inicialmente.
Empresas utilizam o cálculo de payback para tomar decisões em diversos tipos de projetos. O payback geralmente é apresentado no business case ou no termo de abertura de projeto para que os patrocinadores possam ter uma visão mais ampla sobre o retorno do investimento.
O cálculo de payback não é complicado de fazer. Tenha em mente que para realizar uma análise de payback você precisa ter uma previsão de custos em mãos. Sem ela, não vamos conseguir chegar em números concretos.
Além de uma previsão de custos, precisamos ter uma taxa de juros sendo explícita para o modelo descontado. Vamos explicar com mais detalhes logo logo.
Tipos de payback
Existem dois tipos de payback mais utilizados pelo mercado:
- Simples: não considera uma TMA (taxa mínima de atratividade) no cálculo do saldo.
- Descontado: considera a taxa de TMA (taxa mínima de atratividade) no cálculo do saldo.
Então, vamos entender como fazer esses dois tipos de payback no excel com o tutorial abaixo:
Como calcular payback simples no excel
O primeiro passo é criar três colunas:
- Ano
- Fluxo de caixa
- Saldo total
Após criar as colunas, preencha da seguinte maneira. Na coluna ano, coloque quantos anos você acha que o seu projeto terá.
Na coluna fluxo de caixa vamos ter que colocar os valores que nós achamos que o projeto vai arrecadar. No ano zero, o valor terá que ser negativo pois o valor estará saindo do seu fluxo de caixa (seu investimento feito no projeto).
Para os demais anos, coloque os valores estimados que você acha que o projeto terá.
Agora, é só calcular o saldo total. No ano zero, puxe o valor do fluxo de caixa negativo.
Para os demais anos, aplique a fórmula abaixo para cada linha de forma consecutiva (faz essa fórmula e depois puxa para baixo até o ano 05).
Sua tabela deverá ficar dessa maneira:
Agora que os dados estão estruturados, vamos calcular o payback simples. Primeiro, identifique o ano e o último saldo total negativo. Após ter identificado, encontro o próximo fluxo de caixa após o último ano negativo.
Veja abaixo esses valores identificados:
Para achar o payback, faça ANO – ÚLTIMO SALDO TOTAL NEGATIVO / PRÓXIMO FLUXO DE CAIXA.
Portanto: 2 – (-3000/4000). Abaixo a fórmula do payback simples no excel.
O resultado será 2,75 anos.
Como calcular payback descontado no excel
Para calcular o payback descontado, você vai precisar da maior parte da estrutura de colunas que fizemos no payback simples. Vamos apenas adicionar uma coluna de fluxo de caixa descontado e adicionar um campo para inserirmos a TMA (taxa mínima de atratividade).
Vamos considerar uma taxa de juros de 10% de TMA. O restante dos dados vai ser a mesma mecânica que vimos anteriormente.
A fórmula para calcular o payback descontado é a de VALOR FUTURO, conhecido como =VP() no excel.
No ano zero, puxe o valor negativo do investimento. No ano 01, utilize a seguinte fórmula.
Após feita a fórmula, puxe para baixo a fórmula. Agora, é só fazer o cálculo do saldo total.
Para calcular o payback descontado, vamos identificar qual é o ano e último valor negativo da coluna saldo e o próximo valor do fluxo de caixa descontado após o último saldo negativo.
Agora é só calcular.
O resultado do payback descontado será 3,25 anos como podemos ver abaixo.
Planilha de payback em excel para download
Baixe a planilha para calcular o payback no excel. Se ainda houver dúvidas, assista o vídeo sobre o payback simples e composto logo acima.
No vídeo, explicamos passo a passo como vocês podem realizar os cálculos. Grande abraço e até a próxima!
Engenheiro apaixonado por gerenciamento de projetos e marketing. Criador do portal Go Prático, Paulo busca compartilhar conhecimento de uma maneira organizada, clara, eficaz e direta ao ponto.