consultoria de gestão de projetos

Encontrar uma consultoria de gestão de projetos pode ser complicado para empresas que estão buscando melhorar seus resultados. Aprender como funciona os processos desse serviço é necessário para que você possa ter o que realmente precisa desses profissionais especializados em gerenciamento de projetos. Nós entendemos sobre o assunto e decidimos explicar como você pode tirar o máximo de proveito de consultorias de gestão.

O que é uma consultoria de gestão de projetos

Uma consultoria de gestão de projetos é um serviço oferecido por profissionais que são especialistas em gerenciamento como um todo. O escopo do trabalho pode ser dividido em aplicações de melhores práticas para organização do trabalho, adoção de métodos ágeis, gestão de pessoas, liderança e análises de produtividade e qualidade.

Existe um modelo mais usual que é geralmente aplicado para que a consultoria possa ser realizada. Geralmente, é fechado encontros virtuais ou in loco com empresas que buscam melhorar seus resultados através de uma gestão clara e sólida.

Não é apenas nesse modelo de reuniões, existem outros também como:

  • Palestras
  • Preparação de relatórios de acordo com uma base de dados fornecida pelo cliente
  • Participações exclusivas como se fosse um colaborador da empresa

Como funciona a consultoria de gestão de projetos

Inicialmente, o consultor(a) vai buscar entender quais são as maiores necessidades da empresa ou cliente. Ferramentas como GUT podem ser aplicadas para entender quais são os maiores gargalos que precisam ser resolvidos dentro da gestão atual.

Após o consultor entender quais são os pontos que precisam de melhorias, ele apresentará quais são os melhores métodos para que a empresa alcance os melhores resultados. É de extrema importância manter uma comunicação sem barreiras durante este processo. Quanto mais verdadeiro for o papo, mais soluções podem ser preparadas para o que time possa ser treinado.

Aqui vai uma dica de extrema importância caso você esteja procurando por uma consultoria de gestão de projetos: Antes de fechar um contrato de serviço com consultores de gestão de projetos, pergunte se eles possuem experiência dentro do seu nicho ou área.

Pergunte porque você não quer alguém que não entende sobre o que você faz e depois vai pedir para você alterar o seu negócio.

consultoria gestão de projetos como funciona

Por que contratar uma consultoria de gestão de projetos

Toda prestação de serviço começa com uma necessidade. Não importa o tamanho da empresa, sempre haverá problemas que precisam ser resolvidos ou pessoas que necessitam de treinamento para finalizar um determinado projeto.

Enquanto muitos líderes pensam que barreiras vão simplesmente desaparecer como um truque de mágica, os mais visionários contratam serviços de consultorias de gestão de projetos para que o time dele seja preparado para os desafios, pois nem sempre a empresa possui pessoas qualificadas com certas habilidades de gestão dentro do quadro de funcionários.

Uma consultoria de gestão de projetos pode ser aplicada quando:

  • Precisa de um gestor qualificado para uma iniciativa importante da companhia
  • Existe um grande projeto e o time precisa estar preparado com o uso de melhores práticas de gestão
  • A empresa precisa implementar uma nova cultura de gestão
  • Os resultados da liderança não estão indo de acordo como esperado por falta de habilidades de gestão de pessoas
  • O time precisa de motivação, novas visões de como trabalhar em ambientes ágeis
  • Entregas precisam ser mais rápidas, menos custo e com mais qualidade
  • Necessário a implementação de escritório de projetos (PMO)

Poderíamos ficar aqui listando várias, mas a maioria segue esses mesmos caminhos escritos acima.

Consultoria de gestão de projetos da Go Prático

A Go Prático é uma empresa focada em gestão de projetos e marketing. Uma combinação que busca proporcionar um conjunto de técnicas que juntas trazem o que os clientes precisam quando eles buscam serviços de consultorias nesse nicho.

A engenharia faz parte do nosso dia. Nossos principais consultores são engenheiros, certificados pelo PMI, que traduzem o complicado para o fácil. Dessa forma, qualquer tipo de empresa que busca mais resultados com mais eficiência dentro de uma consultoria de gestão de projetos, a Go Prático se destaca entre os competidores.

Tipos de consultoria de gestão de projetos pela Go Prático

  • Planejamento de projetos
  • Análise de projetos (busca soluções para seus desafios)
  • Acompanhamento e relatórios de produtividade (gerenciamento de projetos)
  • Treinamento e avaliações para gerentes e líderes
  • Melhores práticas com ferramentas de gestão de projetos
  • Estudos de viabilidade econômica
  • Implementação de novas culturas de gerenciamento e gestão de pessoas
  • Palestras sobre gestão e gerenciamento de pessoas
  • Otimização de recursos
  • Preparação para os exames de certificações de gestão de projetos

Experiência com empresas não apenas do Brasil, mas com inúmeras do mundo todo. Estamos sempre atualizando nosso escopo de serviço com as melhores práticas do mercado. Entre em contato conosco pelo nosso whatsapp para mais informações sobre nosso trabalho.

Conclusão: Vale a pena fazer uma consultoria de gestão de projetos?

Vale cada centavo se você fizer com o time de consultores certo. Com a equipe que tem experiência e o mais importante, estar atualizada!

Então, antes de fechar um serviço como esse, tenha um primeiro encontro para tirar suas dúvidas e planejar como a consultoria vai funcionar dentro da sua empresa. O time certo ajudará você a decidir os passos de forma organizada para que a sua equipe possa aproveitar cada minuto dos treinamentos. Lembre-se que tempo é dinheiro. Preparo é necessário para todas as equipes do mundo. E nós, sabemos melhor como ninguém como ensinar pessoas a serem verdadeiros gestores de projetos, e da vida. Grande abraço e sucesso sempre.