Capa do blog sobre o que faz um gestor de qualidade.

Gerenciamento da qualidade é um pilar importante para qualquer empresa que busca entregar resultados sólidos para seus clientes. Como a maioria dos departamentos, existe um profissional responsável por fazer com que a gestão da qualidade possa acontecer da melhor maneira possível. Portanto, vamos entender o que faz um gestor de qualidade.

O que faz um gestor de qualidade?

Um gestor de qualidade é responsável pela eficácia de métodos de verificação, teste e avaliação de fornecedores que fazem parte do processo de desenvolvimento do produto ou serviço. Basicamente, são os profissionais que a empresa conta para que os produtos ou serviços sigam os níveis de qualidade desejados.

Atualmente, gestores de qualidade estão em alta demanda tendo em vista o aumento considerável de competidores no mercado. 

Além do aumento, empresas estão cada vez mais cientes que qualidade é fundamental para que o produto final tenha sucesso nas mãos de clientes.

Qualquer tipo de negócio pode contratar um gestor de qualidade. Seja ele pequeno, médio ou grande porte.

Um gestor(a) de qualidade com bastante experiência é extremamente valorizado no mercado nos dias atuais.

Existe uma gama gigantesca de ferramentas de qualidade, saber como utilizá-las requer estudo e claro, utilização.

Salário de um gestor de qualidade

De acordo com o site vagas, o salário médio de um gestor de qualidade no Brasil é de R$3.516,00. 

Lembrando que este valor pode ser muito maior dependendo do ramo e tamanho da empresa que está em busca desse tipo de profissional.

Quanto mais experiência um gestor de qualidade tiver, maior a probabilidade de conseguir uma vaga com salários mais atrativos.

Dado este fato, vamos analisar quais são as habilidades que gestores de qualidade utilizam para conseguir destaque no mercado.

Habilidades de um gestor de qualidade

De acordo com pesquisas de mercado realizado no site indeed, essas são as habilidades mais requisitadas para um gestor de qualidade no Brasil:

  • Lean manufacturing
  • Six Sigma
  • Ferramentas da qualidade (Diagramas, Ishikawa, etc…)
  • Certificações ISO
  • Fluência em inglês
  • Comunicação
  • Liderança
  • Instrumentos de medição
  • Gerenciamento de projetos

Existem outras demandas, mas essas foram as mais requisitadas que encontramos de acordo com as demandas disponíveis em 2022.

O conceito de lean manufacturing foi a mais encontrada entre as vagas para gestor de qualidade.

Também gostaríamos de destacar a importância do entendimento do idioma inglês. Muitas documentações de qualidade são escritas nesse idioma, sem falar sobre as normas que também seguem o mesmo padrão idiomático.

E por fim, gestão de projetos. Um gestor de qualidade precisa entender sobre como gerenciar um projeto de acordo com as melhores práticas do mercado e diretrizes internas da empresa.

Habilidades comportamentais, técnicas sobre ferramentas de gestão e liderança para guiar o time para o resultado final são tratadas como mandatórias.

Formação do gestor de qualidade

As quatro habilidades de um gestor de qualidade

Muitos gestores de qualidade possuem formação em engenharia, mais especificamente nas áreas de produção e mecânica. 

Embora não seja uma regra possuir um certificado de engenharia, quando certificado como tal você poderá assinar documentos importantes que apenas engenheiros e engenheiras podem “passar a caneta”.

Vimos também um grande número de profissionais que são formados em cursos técnicos na área de qualidade disputando as vagas.

Queremos deixar bem claro que tudo vai depender do empregador. Dependendo da área, você precisará ter um conhecimento na área de TI, por exemplo. 

A preparação vai aumentar a sua produtividade não apenas na sua entrevista, mas no seu trabalho se conseguir a vaga.

Então esteja pronto para a entrevista.

Dicas para conseguir um emprego de gestor de qualidade

Cada empresa possui um processo específico de contratação. Entretanto, vamos providenciar três dicas para conseguir a desejada vaga na área da qualidade:

Pesquise requisitos das vagas

Como mencionamos acima, cada empresa vai ter seus próprios requisitos que elas buscam no candidato. Faça uma pesquisa das vagas e veja qual área mais agrada seu perfil e comece a se aperfeiçoar com cursos ou formações.

Aprenda sobre ferramentas e auditorias

Saiba como utilizar as ferramentas da qualidade e aplicar numa gestão digital, por exemplo. Conhecimento básico sobre tecnologia (excel, word, etc…) é mandatório para estes tipos de vagas. 

Auditoria é outro tópico importante para especialização. Entender os padrões de qualidade que fazem parte dos processos das auditorias é outro diferencial para profissionais dessa área.

Saiba como gerenciar pessoas

O próprio nome já diz por si só. Gestor de qualidade. Aperfeiçoar suas habilidades em gestão de pessoas é a chave do sucesso para profissionais que buscam trabalhar com gestão, seja ela qual for.

Se você não souber gerenciar pessoas, ficará complicado se manter na posição.

Então, tenha a certeza que você está se preparando para liderar e principalmente, ajudar os membros da sua equipe a terem um ambiente propício de um trabalho de qualidade.

Qualidade não só de produto. E sim, de vida.

Vale a pena ser um gestor de qualidade

Responder por todos não dá. Mas podemos dizer que é uma demanda que aumenta a cada dia dentro das empresas. E acredite, faltam profissionais qualificados.

Acreditamos que para ser um gestor de qualidade de sucesso, a pessoa precisa gostar e saber sobre gestão em geral, processos e ter conhecimento técnico sobre ferramentas da qualidade.

Novamente, nossa opinião.

Dependendo da empresa e ramo, gestores de qualidade podem ter salários muito atrativos. Então, esteja preparado para os desafios!

Se você tinha dúvida sobre o que faz um gestor de qualidade, agora você não tem mais. 😎

Até a próxima, pessoal! Sucesso sempre.

Qual é o salário de um gestor de qualidade?

De acordo com o site vagas, a média de salário para o gestor de qualidade é de R$3516,00 no Brasil. Pode ser mais dependendo da experiência do candidato.

Quais são as habilidades de um gestor de qualidade?

Gerenciamento de projeto, lean manufacturing, normas, auditorias, six sigma e excel são umas das mais vistas em gestores de qualidade.