Interpretação é uma palavra que é considerada chave nos dias de hoje. As informações chegam em um piscar de olhos e decisões importantes  precisam ser tomadas de forma rápida. Para ter escolhas certas, você precisa interpretar dados, estruturas e outras diversas variáveis de uma maneira eficaz e clara. Diagramas auxiliam durante análises e escolhas, mas você sabe utilizá-los? Sabe o que é um diagrama? Se a resposta for não, fiquem tranquilos porque este conteúdo vai responder suas dúvidas. Boa leitura!

O que é diagrama

Diagrama é um desenho simplificado mostrando a aparência, estrutura ou funcionamento de algo, ou seja, uma representação esquemática. Os diagramas são utilizados em diversas áreas de estudos acadêmicos e também dentro das empresas para simplificar estruturas ou grandes conjuntos de informações.

Diagramas possuem diversas formas como círculos, retângulos, linhas e setas que juntas representam uma sequência que pode ser interpretada de forma rápida. A utilização dessas formas facilita a interpretação de quem está analisando o diagrama, economizando tempo e proporcionando um cenário mais seguro para tomada de decisões.

Existem diversos tipos de diagramas que podem ser aplicados para auxiliar durante uma análise. Mas antes de apresentá-los, é importante mantermos um conceito vivo:

A escolha do diagrama vai depender do resultado final que você está buscando analisar. Diagramas são puramente ferramentas e entender quais são os propósitos de cada uma delas é necessário para chegar nas respostas e caminhos corretos.

Gerentes de projetos estão sempre utilizando diagramas para auxiliar no progresso das tarefas, facilitando o andamento do projeto.

Tipos de diagramas

Um diagrama pode responder inúmeras respostas de diversas maneiras. Listamos os mais comuns utilizados no mundo acadêmico e nas empresas logo abaixo:

Diagrama de Árvore

Diagrama de arvore exemplo

O diagrama de árvore é geralmente composto por dois elementos apenas. O mais famoso são retângulos e setas. Geralmente é usado para sequenciar departamentos ou organizar informações de forma categórica para fácil assimilação.

Você consegue construir diferentes níveis de detalhamentos com esse diagrama, então ele acaba se tornando uma ótima ferramenta para compartilhar informações. O nome árvore é denominado porque organizamos as informações por “galhos”, tanto no formato vertical ou horizontal.

Diagrama de Venn

Diagrama de Venn exemplo

Um diagrama de Venn usa círculos sobrepostos para ilustrar as relações lógicas entre dois ou mais conjuntos de dados. Na maioria das vezes, eles servem para organizar ou separar informações que possuem algum tipo de relação.

O principal propósito do diagrama de Venn é facilitar as operações básicas de conjunto como:

  • Relação
  • Inclusão
  • Pertinência
  • União
  • Intersecção

O diagrama de Venn é mais visto sendo utilizado na área acadêmica, estudos de análises de dados e iniciativas semelhantes.

Diagrama de Pareto

Diagrama de Pareto exemplo

O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, ou seja, você conseguirá identificar que  há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves, o famoso conceito do 80/20. Dessa forma, você consegue focar no que mais importa primeiro.

Este diagrama foi criado pensando nas perdas dentro de indústrias. Embora seja uma ferramenta mais utilizada por engenheiros, o conceito de Pareto pode ser aplicado em qualquer área onde as pessoas precisam realizar análises de problemas. 

Profissionais se baseiam no Pareto para identificar os problemas de um determinado projeto ajudando no desenvolvimento das lições aprendidas.

Diagramas UML

Diagrama de UML exemplo

UML significa Linguagem de Modelagem Unificada e foi desenvolvida para estabelecer um padrão comum para semânticas de programação, arquitetura e design para sistemas complexos de software.

Um ponto importante a ser destacado é que UML não é uma linguagem de programação. Entretanto, você pode encontrar ferramentas que podem gerar códigos através de diagramas UMLs.

Mapas Mentais

Mapas Mentais exemplo

Mapas mentais são diagramas que organizam informações por tópicos. É uma ótima maneira para ajudar nos estudos, pois você consegue estruturar o conhecimento de uma forma fácil e rápida.

Esse tipo de diagrama combina lógica com criatividade. Qualquer pessoa pode criar um mapa mental para planos, pesquisas e organizar seus projetos de uma maneira eficaz. Lembre-se que mapas mentais permitem que você tenha uma visão geral de um assunto. Portanto, adicione vários detalhes para deixar o seu diagrama mais completo.

Como fazer um diagrama

Fazer um diagrama pode levar minutos dependendo da ferramenta que você estiver utilizando. Essas ferramentas permitem que você crie diversos tipos de diagramas com apenas alguns cliques.

Lucidchart

O Lucidchart é um aplicativo online de diagramação que oferece diversas funcionalidades para que você possa criar, compartilhar e trabalhar em conjunto com os membros da sua equipe em inúmeros tipos de diagramas. 

Um fator que faz a diferença do Lucidchart é que você pode encontrar templates para diagramas, então você pode economizar muito tempo e só alterar pequenos elementos e pronto, seu diagrama está pronto.

Criar um diagrama com o Lucidchart é simples: Você basicamente precisa selecionar o elementos, soltar e editá-lo do seu jeito. Lucidchart oferece planos gratuitos e outros começando por $7.95. O plano gratuito é excelente e pode te ajudar a construir seu diagrama.

Miro

Outra ferramenta incrível para criação de diagramas online. Com o Miro, você pode criar diagramas e compartilhar com os times em segundos. A mecânica de criação dos diagramas é bem parecida com o Lucidchart. Você escolhe os elementos, faz as edições e pronto.

Tudo no Miro é colaborativo. Tem opções incríveis de chamadas de vídeo e compartilhamento de tela. Atualmente, o Miro oferece planos gratuitos, e outros começando por $8. 

PowerPoint

O nosso velho amigo, PowerPoint. Eu particularmente amo essa ferramenta. Além de simples, o PowerPoint permite que você possa criar os diagramas e juntá-los com apresentações ou estudos que você esteja trabalhando.

Muitos já sabem mexer com o PowerPoint, então leve em consideração que para criar um diagrama neste software pode levar menos tempo porque não haverá a necessidade de aprendizagem numa outra ferramenta. Essa ferramenta é melhor em termos de custo/benefício.

Conclusão

Os diagramas são de extrema importância nos dias de hoje. Criá-los e utilizá-los faz toda a diferença na sua carreira profissional. Com a grande variedade de diagramas disponíveis, primeiro busque aprender os propósitos que cada um oferece.

Lembre-se que diagramas são artefatos interpretáveis. Dessa forma, eles possuem padrões que são lidos aqui no Brasil e no mundo todo. Por isso vem a importância de interpretar e utilizar o diagrama correto na hora certa. 

Uma última dica! Para facilitar a utilização de ferramentas de gestão procure utilizar os conceitos de diagramas para facilitar as informações envolvidas em seu projeto.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e sucesso sempre.