Entendendo a importância da gestão de projetos

Gestão de projetos bem alinhada é indispensável para uma empresa que deseja atingir os melhores resultados tendo escalabilidade, altos lucros, gerando qualidade no serviço e realizando as entregas no prazo estabelecido. Antes de mais nada, o primeiro passo para entendermos melhor sobre a importância da gestão de projetos para uma empresa é começar pelas principais metodologias disponíveis no mercado. Portanto, vamos lá!

Principais metodologias e sua importância para a gestão de projetos

As principais metodologias para gestão de projetos e sua importância

Metodologia é um conjunto de técnicas, ferramentas, práticas e padrões das quais já foram testadas e obtiveram resultados comprovados.

Um bom profissional tem que ter em seu arsenal algumas metodologias para aplicar nos mais diversos projetos. Atualmente existem três tipos de metodologias das quais podemos aplicar na gestão de projetos: as ágeis, tradicionais e a híbrida. Vamos entender como cada uma funciona:

Metodologias tradicionais

As metodologias tradicionais são aquelas que buscam antecipar o trabalho e o que poderá ocorrer no futuro, fazendo um planejamento mais detalhado de cada atividade que irá compor toda a estrutura do projeto.

Dois exemplos de frameworks para metodologia tradicional são:

  • Prince2;
  • Cascata.

As metodologias tradicionais é para quando já se conhece toda a estrutura do projeto e do produto.

Metodologias ágeis

Com as metodologias ágeis trabalharemos com o ciclo de vida adaptativo, ou seja, vamos detalhando o escopo conforme as informações que vamos obtendo ao longo do projeto.

As metodologias ágeis são indicadas para o projeto que está em um ambiente com frequentes mudanças. Ela consiste no fracionamento das entregas para o cliente final em ciclo menores.

Uma dica aqui é que tudo vai depender das informações e conhecimentos que temos ao iniciar um projeto.

A metodologia ágil é para quando tivermos incertezas sobre o andamento e o resultado final.

Frameworks em destaque para metodologia ágil:

  • SCRUM;
  • DSDM (Dynamic System Development Method);
  • Extreme Programming;
  • Feature-Driven Development.

Metodologia híbrida

A escolha de uma metodologia dependerá do quanto você conhece e domina o escopo do projeto, contudo em alguns casos, poderemos mesclar as metodologias. Para isso existe a híbrida, que consiste em mesclarmos elementos da clássica com as ágeis a fim de obter uma qualidade maior no produto final.

Benefícios da gestão de projetos para uma empresa

Benefícios da gestão de projetos

De acordo com a PMI, projetos tem 2,5x mais sucesso quando são utilizadas práticas de gerenciamento de projetos.

Com uma boa gestão poderemos:

Reduzir os custos

Em primeiro lugar, um dos principais destaques da gestão de projetos para uma empresa é que poderemos planejar com eficiência os gastos por meio do gerenciamento de custos.

Portanto analisaremos a necessidade de um determinado gasto e os imprevistos, sendo possível reduzirmos os custos para aquela determinada tarefa.

Após calcularmos os custos, ficará mais claro a consequência de cada gasto e assim poderemos respeitar o orçamento definido ao longo do projeto, evitando maiores imprevistos.

Otimizar tempo

Outra tarefa importante para nós gestores será a otimização do tempo, já que faremos todo um cronograma das atividades para gerar menores impactos e imprevistos, respeitando a data de entrega e mantendo a satisfação do cliente.

Maior engajamento da equipe no projeto

Uma equipe bem alinhada com suas tarefas é um fator essencial para gerar uma entrega com qualidade ao cliente final.

Portanto cabe a nós gestores alinharmos a equipe envolvida no projeto, respeitando os limites de cada um, criando um ambiente saudável e detectando as habilidades e as dificuldades dos colaboradores.

Controle preciso dos riscos

Um gestor de projetos tem que estar sempre atento com os possíveis riscos que o projeto apresenta e assim evitá-los ou contorná-los.

Portanto precisaremos estudar as falhas que podem ocorrer, e uma maneira eficaz de fazer isso, é entender como foram desenvolvidos os projetos anteriores, as falhas que ocorreram e como foram contornados.

Muitas empresas adotam o método de lições aprendidas para que no futuro possamos saber em qual etapa houve imprevisto e como fizeram pra contorna-los. Caso a empresa que você esteja trabalhando ainda não tenha adotado, recomendamos a aplicação nos próximos projetos.

Importância da gestão de projetos para uma empresa

A gestão de projetos permite cumprir metas, atingir os prazos de entrega, gerenciar as atividades de cada membro da equipe, garantir a qualidade do produto final, ter um controle preciso dos gastos e auxilia empresas a escalarem seus negócios.

As ferramentas para gestão de projetos são necessárias para garantir o andamento e o monitoramento das atividades visando atingir o resultado final esperado.

Portanto para que um gestor seja reconhecido pelo seu trabalho na empresa entregando projetos com qualidade, será essencial desenvolver certas habilidades como:

  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Ter o conhecimento de todas as etapas e funções do projeto;
  • Ter flexibilidade;
  • Boa comunicação;
  • Saber liderar uma equipe.

Conclusão

Como pudemos notar, é indispensável o trabalho do gestor de projetos, e de uns anos para cá as empresas no Brasil estão reconhecendo cada vez mais a importância do serviço fazendo com que aumente a demanda, mas em contrapartida aumentando a competição no mercado.

Portanto para que você gestor possa se destacar na área, recomendamos que estude bastante sobre as metodologias, conheça as que estão em destaque e entre de cabeça para entende-las.

Tire as certificações necessárias e desenvolva as habilidades descritas acima, conhecendo a equipe com quem vai trabalhar e saiba lidar com cada um que estiver participando do projeto.

Contudo, se você estiver iniciando a jornada de gestor de projetos e ainda não sabe ao certo por onde começar, não deixe de conferir nosso post detalhado sobre o que faz um gerente de projetos.

Muito obrigado a você que chegou até aqui e se caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!