Saiba o que faz um gerente de projetos

Gerenciamento é considerado uma arte que é aperfeiçoada a cada fase de nossas carreiras. Mas afinal, o que faz um gerente de projetos? Bom, isso é uma pergunta que muitos usuários possuem quando começam a estudar sobre gestão e administração de negócios. Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo que vai deixar bem claro o que esse profissional executa durante a rotina.

O que faz um gerente de projetos?

O gerente de projeto é responsável pelo gerenciamento diário de atividades que compõem um determinado projeto. Além disso, esse tipo de profissional deve ser competente para administrar os seis pilares de qualquer projeto: escopo, cronograma, riscos, finanças, qualidade e recursos.

Um gestor de projetos também deve saber lidar com pessoas. Na maioria das vezes, esse profissional resolve impasses que envolvem decisões de várias áreas, considerando-se um facilitador quando o assunto é realizar tarefas.

Imagine um maestro de uma banda sinfônica. Ele está com os olhos bem abertos e com os ouvidos atentos a cada nota que é tocada pelos músicos.

Se ele percebe que algo precisa de algum ajuste, ele realiza seus movimentos para que tudo volte aos conformes novamente.

Não é diferente com profissionais que trabalham com gestão de projetos. Se você pretende ser um gerente de projetos, você precisará saber qual é a situação do projeto, quem faz parte do time, quando vai ser entregue as tarefas, quanto custa cada determinada atividade e o mais importante, qual é o nível de qualidade das entregas.

Mais atividades de um gerente de projetos

  • Planejar e desenvolver a ideia do projeto
  • Gerenciar equipes
  • Monitora o progresso do projeto e estabelece prazos
  • Resolve os problemas que surgem
  • Gerenciar o investimento
  • Garante a satisfação das partes interessadas
  • Avalia o desempenho do projeto
  • Facilita o trabalho com boas práticas

Como se tornar um gerente de projetos?

A carreira de um gestor começa com o aperfeiçoamento na área de processos e operações através de cursos e treinamentos.

Assim como desenvolver habilidades de negociação, liderança e gestão de pessoas são fatores primordiais para profissionais que queiram focar nessa posição dentro do mercado de trabalho.

Existe uma certificação chamada PMP (Project Management Professional) que é fornecida pela instituição PMI. Depois de um tempo trabalhando como gerente de projetos, você pode prestar a prova dessa certificação.

Sem dúvidas, quem possui essa certificação tem um grande diferencial quando comparado aos profissionais que não a possuem.

Para conseguir passar na prova, profissionais buscam por cursos preparatórios que cobrem o conteúdo que as questões abordam. Após sentir que você está preparado, agende a seu exame e boa sorte!

Aqui vai um detalhe. Não fique preocupado em só desenvolver conhecimento para essa certificação, afinal ela não é obrigatória. Certifique-se que você possui as habilidades de um gerente de projetos de sucesso.

Você sabe quais são elas? Não? Então vamos lá, agora você vai saber.

Quais são as habilidades de um gestor de projetos?

habilidades de um gerente de projetos

Habilidades técnicas ou as famosas “hard skills” são as habilidades mais tangíveis e mensuráveis ​​necessárias para ser um gerente de projeto eficaz.

Planejamento

Nem é preciso dizer, mas o gerenciamento adequado de projetos requer um planejamento habilidoso. Isso pode ser desafiador, especialmente porque muitos gerentes de projeto precisam fazer suposições fundamentadas sobre cronogramas e recursos necessários.

É aí que a previsão entra em jogo. Os gerentes de projeto precisam usar todas as informações de que dispõem para fazer previsões e estimativas.

Gerenciamento de risco

Todo projeto tem riscos. Talvez um recurso não esteja disponível quando você precisar dele ou a aprovação atrasada de um cliente vai mexer com o seu cronograma.

Os gerentes de projeto são responsáveis ​​não apenas por contornar os riscos, mas também por antecipá-los para que possam fazer o possível para evitá-los completamente.

Orçamento

Apenas 2,5% das empresas concluem com sucesso todos os projetos que assumem. O resto vai além do cronograma, do orçamento ou ambos.

Os gerentes de projeto sabem que existem restrições financeiras com as quais precisam trabalhar e usam suas habilidades de orçamento e gerenciamento financeiro para entregar projetos vencedores dentro dessas limitações.

Monitoramento

O gerenciamento de projetos não se trata apenas de concluir tarefas. E sim, concluir todas com qualidade. Isso não acontecerá se os gerentes de projeto não conseguirem manter o controle.

Eles precisam usar suas habilidades de acompanhamento e monitoramento de desempenho para garantir que os projetos estejam sendo executados de acordo com o plano e ainda apoiem as metas de negócios mais amplas.

Metodologias de gestão de projetos

Do Agile ao Waterfall, existem inúmeras metodologias e abordagens de gerenciamento de projetos. Elas descrevem princípios específicos para supervisionar e concluir qualquer tipo de projeto.

Gerentes de projeto experientes estão familiarizados com essas metodologias e podem determinar quais são mais adequadas para suas equipes.

Software de gerenciamento de projetos

Os melhores gerentes de projeto sabem melhor do que tentar coordenar todos os elementos de um projeto com planilhas e listas de tarefas confusas.

Em vez disso, eles são especialistas em usar um software de gerenciamento de projeto como o Monday.com para centralizar a comunicação, otimizar a colaboração e definir os planos do projeto.

Quanto ganha um gerente de projetos

Hoje quem trabalhas como Gerente de Projetos ganha em média um salário de R$9.026,00 de acordo com o site vagas.

Embora seja um valor bom de salário, profissionais que sabem falar outras línguas tendem a ganhar valores bem acima desse.

Então se você está buscando altos salários nessa área, tenha a certeza de que o seu inglês ou outro idioma está calibrado.

Onde conseguir empregos de gestão de projetos?

Assim como muitas oportunidades estão surgindo para o mundo digital, a posição de gerente de projetos está super aquecida.

Alguns sites para pesquisar empregos na ´área da gestão:

  • Upwork
  • Vagas.com
  • Workana
  • Indeed
  • LinkedIn
  • Emprega Brasil
  • Jooble

Uma boa oportunidade é trabalhar como freelancer. Alguns projetos são temporários e aí é que entra a chance de você conseguir desempenhar um bom trabalho e consequentemente, evoluir como profissional.

Se você quiser aprender mais como trabalhar como freelancer, veja como funciona o Upwork. É uma ótima oportunidade para quem está na caça de uma vaga.

Vale a pena ser um gestor de projetos?

Meme de gerenciamento de projetos. Vale a pena ser gerente de projetos?

Vale muito a pena. Em suma, você precisa saber que construir uma carreira dentro de qualquer tipo de gestão leva tempo.

Para trabalhar com gerenciamento você pode começar com pequenos projetos e evoluir de forma gradual.

Paciência é a chave desse processo. Estude bastante sobre processos, softwares de gestão de tarefas e evolua o seu conhecimento em negociações. Não vamos esquecer da gestão de pessoas.

Portanto, comece estruturando quais são as principais necessidades da área que você quer atuar e inicie sua preparação.

Lembre-se que nada é impossível. Gestão é uma arte, então chegou a sua hora de se tornar um artista de negócios.