mundo vuca e bani entendendo as diferenças 2022

Nos dias atuais podemos notar que a sociedade vem evoluindo de forma avassaladora, tanto na área da tecnologia quanto no comportamento individual. Além disso, após a chegada da pandemia pudemos notar maiores mudanças que trouxeram alguns problemas, como por exemplo: ansiedade e insegurança.

Em suma o conceito de mundo VUCA ficou para trás, fazendo ganhar destaque um novo termo de mundo chamado BANI, e é justamente sobre isso que iremos falar aqui. Vamos entender as diferenças do mundo Vuca e Bani:

O que é Mundo VUCA

O mundo VUCA é um acrônimo que traduzindo significa: Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. É um termo militar que surgiu nos anos 90 usado para explicar as mudanças que houve no mundo pós guerra fria e o impacto que as novas informações trazem para a sociedade.

Com as mudanças da pós-guerra fria surgiu a necessidade de explicar o que estava acontecendo no mundo e os impactos que as mudanças estavam causando na vida das pessoas.

Eis que nos anos 90 o U.S Army War College apresenta o acrônimo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity).

Todavia esse acrônimo apesar de ter surgido no ambiente militar, ele também vem sendo aplicado em diversas empresas e negócios e vamos entender o porquê.

Entendendo o mundo VUCA

Entendendo o mundo vuca e suas definições

Do contrário de seu sucessor BANI tal qual prega sobre a era do “caos”, o VUCA trabalha com a volatilidade e a quantidade de mudanças que vem ocorrendo e que não conseguimos acompanhar.

A sensação que temos ao falar do mundo VUCA é que algo está fora de controle. É só ligarmos a TV ou acompanhar as notícias que vamos ter um exemplo disso. Portanto, vamos entender melhor como funciona:

Volatilidade (Volatility)

O conceito de volatilidade está ligado a velocidade em que as mudanças ocorrem. É aquela sensação de achar que o tempo está passando cada vez mais rápido, quando na verdade, o mundo está em constante transformação, novas tecnologias estão sendo criadas a todo momento e o excesso de informação faz com que nos sintamos “perdidos” e sem tempo de acompanhar tudo.

Em alguns casos a volatilidade deixa o profissional sem saber o que fazer diante as novas situações que surgem, pois se ele não está acompanhando as mudanças do mundo ou no ambiente de trabalho, isso fará com que ele fique para traz e perdido com as mudanças.

Incerteza (Uncertainty)

Por conta das constantes mudanças que estão ocorrendo no mundo, a incerteza vem fazendo cada vez mais parte do dia a dia, a solução que tínhamos para as coisas no passado hoje já não serve, e assim como as soluções que temos hoje no futuro não irão servir. Em outras palavras não podemos prever e nem antecipar o futuro próximo.

Em suma o que precisamos ter em mente é que as coisas mudam e precisamos estar preparados para quando a mudança ocorrer.

Complexidade (Complexity)

A conectividade e a relação que uma coisa tem com a outra faz surgir a complexidade. Contudo, a complexidade nada mais é que a informação que conseguimos ver ou prever, porém há um volume de outras coisas que estão por trás e que talvez nem imaginamos que estão ali, dificultando a absorção de toda a cadeia de informação.

Um exemplo para isso seria quando compramos algum produto online e ele chega em nossa casa. Dessa forma o que sabemos é que o site tem o produto, e após comprarmos ele foi embalado, logo mandado ao correio, e o centro de distribuição levou até nosso endereço.

Na verdade ocorreu que o fornecedor enviou o produto até a loja, foi taxado um frete das mercadorias, houve impostos e toda uma logística por trás, uma pessoa que retirou do caminhão e armazenou no estoque, registrou o produto na loja, atualizou o site, e talvez tenham feito toda a parte de marketing para promover esse produto onde você clicou e comprou. Como resultado houve a complexidade da informação.

Ambiguidade (Ambiguity)

No mundo em que vivemos é difícil saber o que é certo e errado e em muitas situações pode ser que não exista a diferença, mas sim as escolhas que fazemos e as consequências que elas trazem. Logo não há respostas certas, e quando precisarmos optar por uma direção vamos renunciar tudo aquilo da outra.

Na hora de optar por uma escolha, temos que ter o discernimento das coisas que ela afetará, e se será vantajoso ou não a longo prazo. Sempre ter a certeza de que a escolha A trará menos prejuízo que a escolha B e portanto entender no que ela vai impactar negativamente.

VUCA no mundo corporativo

O mundo VUCA num ambiente pouco preparado pode deixar as pessoas ansiosas, sem motivações e desestabilizadas gerando um declínio no andamento de projetos e desse modo sobrecarregando os membros do time.

Para combatermos o mundo VUCA num ambiente empresarial, precisaremos desenvolver certas habilidades como liderança para que você consiga entender como se relacionar com cada indivíduo, e saber a dificuldade que cada um se encontra.

Resiliência para superar os desafios e enfrentar as mudanças inesperadas. Multidisciplinaridade para lidar com a equipe e enfrentar problemas mais complexos a partir da visão de mundo de cada um.

Flexibilidade para lidar com o futuro incerto. Visão estratégica para analisar diferentes cenários para definir novos planos, assumir riscos e pôr fim, a habilidade de comunicação, que será essencial para alinhar as novas ideias e promover o trabalho em sincronia com todos os colaboradores.

E lembre-se sempre, quando precisar de consultorias para negócios, a Go Prático sabe como preparar uma equipe para os melhores resultados.

O que é mundo BANI

O que é mundo bani e suas definições

O conceito de mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) foi criado em 2018 pelo antropólogo e autor norte-americano Jamais Cascio após observar que o conceito de mundo VUCA havia ficado para trás e não se adequava mais na realidade em que estamos vivendo.

No cenário da pandemia, o mundo BANI ganhou maior notoriedade devido as mudanças de comportamento e a presença maior da tecnologia na vida das pessoas, contudo gerando maiores incertezas e ansiedade na sociedade. Portanto vamos entender o significado da sigla:

Fragilidade (Brittle)

O mundo em que vivemos é frágil e estamos todos propensos a qualquer tipo de incidente, seja um vírus, um acidente de carro, um desastre natural e por aí vai. E a conclusão que chegamos é que o amanhã não é certo e mudanças podem ocorrer o tempo todo.

Sendo assim, o mundo BANI nos mostra que precisamos estar sempre preparados para enfrentar o imprevisível e ter sempre um plano B para situações urgentes.

No universo corporativo as empresas estão expostas a todos os tipos de riscos portanto é preciso estarem sempre atentos com os problemas que podem ocorrer para que possam antecipá-las.

Ansiedade (Anxious)

A ansiedade é gerada pela fragilidade e o medo de “o que vai acontecer”. Diante tantas mudanças no mundo e a velocidade com que as coisas estão correndo e como resultado os profissionais de diversas áreas acabam se sentindo ansiosos.

No mundo BANI, isso impacta nas tomadas de decisões, levando o medo e a insegurança na hora de agir, trazendo a sensação de estarmos perdidos e/ou ameaçados.

Não-Linear (Nonlinear)

Planejamentos a longo prazo podem não fazer mais sentido no mundo BANI. Isso ocorre porque há várias coisas acontecendo simultaneamente em um mundo não-linear, e desse modo precisamos estar dispostos a adaptar o negócio para fazer parte dessa realidade.

Incompreensível (Incomprehensible)

Com a quantidade de informação e inovação que recebemos diariamente, montar uma estratégia baseada em dados pode não ser o mais certo, já que constantemente as ideias estão mudando.

No mundo BANI as informações correm com tanta rapidez que muitos acabam não sabendo como agir. A incompreensibilidade é uma consequência dessa sobrecarga de informações e do rápido avanço tecnológico.

Impactos do Mundo BANI para as empresas

O ambiente corporativo vem acompanhando as mudanças do mundo, e logo após a pandemia, houve muita fragilidade nos ambientes de trabalho.

Para o profissional conseguir se manter instável na empresa será preciso lapidar algumas habilidades comportamentais como resiliência e empatia, pois elas farão todo diferencial na hora de gerenciar uma equipe ou no convívio diário com os membros da empresa.

É preciso sempre buscar capacitações e tecnologias que possam prevenir possíveis mudanças drásticas no local de trabalho. Líderes e gestores de projeto precisam estar preparados para sempre que necessário, usarem lições aprendidas e obter resultados certeiros.

Mundo VUCA e BANI

Mundo vuca e bani e suas diferenças

Enquanto o vuca trata sobre a volatilidade e a mudança recorrente do mundo, o bani trata sobre a “era do caos” , o excesso de informação e o comportamento das pessoas em relação as mudanças no mundo.

Apesar do mundo vuca estar ficando para trás, e que após a pandemia o bani se tornou uma evolução natural, ainda estamos vivendo entre esses dois mundos.

A volatilidade continua fazendo parte de nossa realidade trazendo a fragilidade das possíveis falhas que possam ocorrer, e a incerteza e complexidade gera ansiedade nesse nosso mundo não linear.

Em outras palavras, como dito anteriormente, o mundo vuca e bani seria um mix dos dois mundos em que estamos vivenciando no dia a dia.

Os profissionais precisam estar preparados para lidar com as mudanças, desenvolvendo as habilidades descritas acima, e além de tudo ter a consciência de que esses dois mundos já fazem parte da realidade nas empresas.

Conclusão

Como já deu para notar, os fatores relacionados ao mundo bani e vuca é a forma como a sociedade lida com essas novas mudanças, e nos ajuda a entender que o mundo é volátil e incerto onde a única certeza que nós temos é que devemos esperar por mais transformações, procurando entender as fragilidades e complexidades de sua volta para não haver ansiedade, e sempre procurar antecipar as soluções.

O mundo vuca e bani, apesar de um ser acrônimo antigo e o outro ser uma evolução natural, entender sobre ambos será essencial na tomada de uma decisão nas empresas daqui para frente, e já que o mundo está em constante mudança, precisaremos mudar também e procurar ser mais compreensível e realista para sermos profissionais melhores e nos mantermos nesse mercado que está em constante evolução.

Se você chegou até aqui, você já deu o primeiro passo para as novas mudanças que estão ocorrendo e irão ocorrer no mundo.

Espero que não tenha ficado nenhuma dúvida e caso haja deixe um comentário abaixo que será um prazer respondê-los. Te vejo nos próximos posts!!!