BANI é um conceito de mundo criado pelo antropólogo e autor Jamais Cascio. Ele explica o comportamento das pessoas na realidade em que estamos vivendo
O mundo em que vivemos é frágil e estamos todos propensos a qualquer tipo de incidente, seja um vírus, um acidente de carro, desastre natural e por aí vai. O mundo BANI nos mostra que precisamos estar sempre preparados para enfrentar o imprevisível e ter sempre um plano B para situações urgentes.
Diante tantas mudanças no mundo e a velocidade com que as coisas estão correndo, profissionais de diversas áreas acabam se sentindo ansiosos. No mundo BANI, isso impacta nas tomadas de decisões, trazendo a sensação de estarmos perdidos e/ou ameaçados
Planejamentos a longo prazo podem não fazer mais sentido no mundo BANI. Isso ocorre porque há várias coisas acontecendo simultaneamente, e precisamos estar dispostos a adaptar o negócio para fazer parte dessa realidade.
No mundo BANI as informações correm com tanta rapidez que muitos acabam não sabendo como agir. A incompreensibilidade é uma consequência dessa sobrecarga de informações e do rápido avanço tecnológico.
Para o profissional conseguir se manter estável na empresa será preciso lapidar algumas habilidades comportamentais como resiliência e empatia, pois elas farão todo diferencial na hora de gerenciar uma equipe ou no convívio diário com os membros da empresa.
É preciso sempre buscar capacitações e tecnologias que possam prevenir possíveis mudanças drásticas no local de trabalho. Líderes e gestores de projeto precisam estar preparados para sempre que necessário, usarem lições aprendidas e obter resultados certeiros.